25 Tipos de Diário para Escrever seus Pensamentos

Você conhece todos os diferentes tipos de diário? O registro no diário tem muitos benefícios para a saúde mental e física. Através dos diários podemos trabalhar sentimentos negativos que estamos segurando.

Porém, nem todo mundo é fã de diários. Muitas pessoas só conhecem o estilo tradicional de diários. Neste artigo vou mostrar 25 tipos diferentes de diários que uma pessoa pode ter.

Explore esses diferentes tipos de diários e encontre um que funcione com você. Mas antes, quais são os benefícios de ter um diário?

Benefícios de ter um Diário

Existem muitos benefícios ter um diário quer seja físico ou online. Aqui estão alguns de se escrever no diário:

  • Reduz o nível de estresse.
  • Dá clareza mental.
  • Ajuda você gravar tudo que aprende diariamente.
  • Faz você evitar pensamentos negativos.
  • Te ajuda a refletir e entender o que você deseja.
  • Ajuda você a definir e alcançar seus objetivos.
  • Muito útil para registrar ideias e revisá-las mais tarde.

Além disso, existe um tipo de tratamento psicoterápico chamado diário de terapia, e muitos psicoterapeutas recomendam para seus pacientes. Fica claro que o motivo dessa recomendação são os diversos benefícios descritos acima.

Seguindo em frente vamos ver os diferentes tipos de diários disponíveis e como você pode desenvolver e se beneficiar de cada um deles.

1 – Diário do Desabafo

Diários para desabafar são muito bons no que diz respeito a aliviar o coração. Um diário do desabafo é um espaço onde você pode ser livre e simplesmente desabafar.

Neste espaço é uma zona sem censura onde você não deve ter filtros. Algumas pessoas não querem desabafar em seus diários comuns, assim, não experimentam todos os benefícios de um diário.

Este tipo de diário é uma fabulosa ferramenta de controle dos sentimentos, especialmente sentimentos de raiva e tristeza.

2 – Diário de Sonhos

O que basicamente fazemos enquanto sonhamos é processar todos os eventos que aconteceram durante o dia, ou durante um período mais longo. Sonhos são como um filme que reflete nossa percepção do mundo.

Por isso é importante refletir sobre nossos sonhos pois eles dizem muito sob a nossa percepção do mundo.

Infelizmente, muitas vezes esquecemos nossos sonhos, pois geralmente aparentam ser longos e detalhados. E cientificamente a retenção de sonhos depende de diversos fatores como nossas ondas cerebrais, emocional, REM, e assim por diante.

Uma ótima maneira de evitar o esquecimento de um sonho é o diário. Se você tiver seu diário de sonhos perto da cama e escrever seu sonho quando você abrir os olhos, é muito mais provável que você lembre de mais detalhes.

Além disso, depois de um tempo escrevendo seus sonhos, sua memória aumentará e será mais fácil para você lembrar dos sonhos.

3 – Diário de Arte

Embora o nome sugestivo – diário de arte – esse diário não é apenas para artistas. É claro, você não precisa ser um artista para ter um diário de arte, mas se você for, pode ser muito benéfico para guardar suas ideias criativas.

Mas como dito, qualquer pessoa pode se beneficiar desse tipo de diário.  Qualquer um pode pegar um lápis, caneta ou outro material, e se aventurar no papel quer seja escrevendo ou desenhando.

Outra coisa legal é escrever suas impressões depois de visitar museus, exposições, concertos, peças teatrais e outras coisas relacionadas a arte. Você pode até mesmo colar no seu diário de arte, por exemplo, o ingresso ou uma página da revista do evento que você visitou.

4 – Diário de Cartas para si

Você pode usar este tipo de diário para escrever cartas para o seu eu do futuro. Alguns assuntos que você pode escrever são:

  • Como você tem se sentido ultimamente.
  • Como você espera estar daqui a um ano.
  • Escrever algumas afirmações positivas e motivos para se amar.

Além de escrever para o seu eu do futuro, você pode escrever para o seu eu do passado. Você pode direcionar os pensamentos para uma idade sua específica e registrar no deu diário coisas como:

  • Conselhos que você daria para o seu eu mais jovem
  • Lições que você aprendeu e gostaria de compartilhar

5 – Diário Alimentar

O diário alimentar é também conhecido como diário de alimentação. Você tem dificuldades de lembrar das comidas que você comeu na sua última viagem? Ou você tem dificuldades de lembrar das suas receitas favoritas? Então esse diário será de grande ajuda para você.

No diário alimentar você pode liberar sua criatividade e ir além de escrever nomes de comidas ou receitas. Por exemplo, você pode adicionar uma foto da comida, e aquela selfie que você tirou quando estava no restaurante.

O diário alimentar será de grande ajuda quando você for por exemplo no supermercado. Será muito mais fácil para lembrar dos ingredientes que você precisa comprar.

Além disso, há um outro foco do diário alimentar, o de registar sua alimentação, ingestão de água, planejar refeições etc. Tal tipo de registro no diário alimentar é muito benéfico para fazer escolhas alimentares inteligentes e monitorar o seu progresso.

6 – Diário da Gratidão

Diário de gratidão
Imagem por Pixabay

Um diário da gratidão ajuda a melhorar sua atitude geral em relação à vida. Grandes nomes como Oprah Winfrey, possuem um diário da gratidão.

Muitos dos que fazem uso do diário da gratidão reconhecem que manter tal tipo de diário melhora a inspiração, além de melhorar o foco e reduzir a ansiedade.

Um dos melhores diários da gratidão disponíveis é o – Cinco minutos por dia: Um diário para uma vida melhor – que é um diário com um guia que ajuda as pessoas a serem mais felizes.

Se você não gosta de gastar muito tempo escrevendo e lendo, este diário é perfeito para você. Com exercícios práticos que ajudam a você encontrar sua melhor versão de si mesmo. Você precisa apenas dedicar 5 minutos do seu dia para escrever pelo que você é grato em sua vida.

7 – Diário de Leitura

Manter um diário de leitura é uma excelente maneira de analisar o livro que você está lendo. Você pode usá-lo para escrever pensamentos sobre os capítulos que marcaram você ou para guardar citações que você gostaria de lembrar.

Quando lemos, temos muitos pensamentos e emoções passando por nossas mentes, e sendo sincero, esquecemos a maior parte. É por isso que escrever em um diário de leitura e tê-lo sempre pronto quando você precisar conversar é uma ótima ideia.

8 – Diário de Viagens

Nós não viajamos sem tirar fotos, não é verdade? E essas fotos acabam indo para o Facebook, Instagram, ou algum outro serviço da nuvem.  

Antes de existirem tais serviços as pessoas costumavam escrever suas memórias de viagem, pois não tinham câmeras portáteis. E era uma excelente ideia para guardar essas memórias e sentimentos.

O diário de viagens é muito mais do que um simples registro do que você viu, comeu ou visitou. É mais sobre como você se sentiu, as emoções que você experimentou, e como todas as emoções e sentidos contribuíram para sua impressão final. Neste diário de viagens você também pode incluir fotos ou detalhes do lugar que você visitou.

Você também pode incluir bilhetes, embalagens, endereços importantes, e até mesmo um dicionário curto com palavras e expressões que você aprendeu.

9 – Diário de Perguntas

Os Diários de perguntas são uma ótima maneira para começar um diário. No diário de perguntas você pode registrar todas perguntas ou declarações que te inspiram ou dão uma ideia do que escrever.

Essas perguntas podem ser usadas como um guia quando você não tem certeza sobre o que escrever. Quando você escreve diariamente, ajuda a você a criar o hábito de escrever no diário.

10 – Diário de Plantas  

Independentemente se você tem um jardim no quintal ou varanda, ou que seja apenas uma pequena muda dentro de casa. Este tipo de diário pode enriquecer sua experiência e melhorar suas habilidades.

Parar criar esse diário de plantas, use qualquer tipo de caderno e simplesmente mantenha um registro de suas plantas.

Não há regras específicas sobre como fazer isso. Você pode escrever um projeto para seu jardim, anotar a agenda de rega, tirar fotos do seu jardim, experiências com os diferentes tipos de plantas – o que surgir em sua mente.

Você também pode adicionar suas observações diárias, semanais ou mensais sobre suas plantas para acompanhar o progresso a cada dia.

11 – Diário de Metas

Se você quer acompanhar suas conquistas e manter um registro de todas as coisas incríveis que você fez, o diário de metas é uma boa escolha para você.

Diário de Metas
Imagem por Pixabay

Caso você tenha um grande projeto que você gostaria de ter sucesso, um diário de metas pode ajudá-lo a dividi-lo em pequenas partes. Você pode definir metas adequadas com seus respectivos limites de tempo. Além de escrever sobre suas realizações.

Esse diário pode ser usado no seu trabalho, mas também pode ser usado em pequenas tarefas do dia a dia. Como por exemplo, você pode registrar metas como consertar a torneira da pia, costurar um botão da sua camisa que soltou e assim por diante.

12 – Diário Fitness

Esse é um excelente diário para aquelas pessoas que gostam de cuidar do corpo e da saúde. O diário fitness anda de mãos dadas com o diário alimentar. Neste diário você pode planejar as atividades que deixam seu corpo forte e saudável, atividades fitness, como por exemplo:

  • Registrar suas sessões de alongamento.
  • Monitorar a duração dos seus treinos.
  • Escrever todos os exercícios que você realizou e assim por diante.

Você pode também monitorar a quantidade de peso que você levanta, quantas repetições de um determinado exercício você completa, quanto peso você perdeu, quanto de massa magra você ganhou e qualquer outra coisa que possa ajudá-lo a medir seu progresso.

13 – Diário de Bolso

Um diário de bolso é um objeto muito pequeno que, obviamente, cabe no seu bolso. Está lá sempre que você precisar. Por exemplo, pode ser que você
 ouviu algo útil numa palestra e gostaria de consultar mais tarde.

O diário de bolso geralmente é muito pequeno, por isso não é ideal para registrar todos os detalhes. É uma boa opção para escrever anotações curtas.

14 – Diário do Lixo

Este diário é o oposto do diário da gratidão. Como já dissemos, no diário da gratidão você registra todos seus momentos felizes e todas as coisas pelas quais você é grato.

Por outro lado, no diário do lixo pessoal você deve escrever suas frustrações, quando estiver de mau humor e eventos estressantes em geral.

15 – Diário Financeiro

O diário financeiro dispensa apresentações. Entre os vários tipos de diários este é talvez o mais chato, mas ao mesmo tempo, um dos mais úteis!

O diário financeiro é ótimo para você entender o que está acontecendo com seu dinheiro, especialmente quando parece que seu dinheiro está apenas sumindo no fim do mês.

Todo mundo passa por isso ao menos uma vez na vida, então, para manter o controle de suas finanças, considere ter um diário financeiro pois será muito útil.

16 – Diário de Gravidez

A gravidez é uma das jornadas mais especiais da vida, tanto para a mulher quanto para o homem. A maioria das pessoas se lembra com alegria desse período. Assim, por que não capturar esses momentos em um diário de gravidez?

O diário de gravidez é muito bom para lembrar dos sentimentos e registrar como está o emocional. Além disso, há uma lista grande de outros benefícios de um diário de gravidez.

Por exemplo, na gravidez geralmente os hormônios começam a enlouquecer, e você pode enfrentar algumas mudanças de humor. Escrever sobre seus sintomas e sentimentos pode ajudá-la a lidar com essas mudanças.

Além disso, seu ginecologista pode pedir que você acompanhe sua condição no dia a dia, e no período de gravidez devido ao desequilíbrio hormnal pode ser difícil de lembrar.  Então, escrever tudo no seu diário de gravidez vai ajudá-la a se lembrar das coisas.

Há muitas outras coisas que você pode pode escrever em seu diário de gravidez:

  • mudanças na sua auto percepção
  • roupas que você quer para seu bebê,
  • ideias para o quarto do bebê
  • Escrever quando seu bebê se move e assim por diante

Estes são apenas algumas ideias, mas não se limite a isso.

17 – Diário com Deus

Se você acredita em Deus você pode escrever cartas para ele e guarda-las em um diário. É um excelente espaço para contar sobre como você se sente, as dificuldades que enfrenta e aprender como ser honesto com seus sentimentos.

18 – Diário de Poesia

Se você gosta de poemas e rimas, o diário da poesia é uma escolha perfeita para você. Você pode escrever suas partes favoritas e isso te ajudará a não esquecer ou perder o que você leu entre tantos livros e autores.

Um diário de poesia pode ser combinado com outros tipos de diários, como a diário de arte. Se você for um poeta este diário é melhor ainda. É sempre bom manter todo seus poemas num lugar que você pode facilmente consultar e lembrá-los.

19 – Diário em Grupo

O diário não precisa ser uma atividade individual. Você pode reunir um grupo para escrever num diário. O diário em grupo além de unir as pessoas, aumenta a consciência do grupo levando-o a melhorar continuamente.  

Com o diário em grupo você pode melhorar significativamente seus relacionamentos com outras pessoas!  Alguns exemplos de diário em grupo que você pode criar:

  • Diário familiar: onde o grupo pode acompanhar coisas coo datas importantes, conflitos, resoluções, realizações etc.
  • Diário de relacionamento: Você pode escrever suas memórias, seus objetivos as fotos de vocês etc.

20 – Diário de Produtividade

Excelente escolha para as pessoas que lutam contra a procrastinação ou tem dificuldade em organizar as tarefas de acordo com a prioridade.

Se este for o seu caso você pode superar essas dificuldades com um diário de produtividade, pois ele irá te ajudar a priorizar suas atividades.

O autor, Ryder Carroll, criou um diário de produtividade incrível para ajudá-lo a gerenciar seu tempo de forma mais produtiva. O diário tem um design muito elegante e simplista. Seu conteúdo é voltado para te ajudar a concentrar sua energia mental nas tarefas mais importantes.

Muitos empresários de sucesso usam o Método Bullet para melhorar sua eficiência diária.

21 – Diário dos Desejos

Este é um tipo de diário bastante incomum dentre todos os outros. O diário dos desejos está ligado a quando pensamos em como nossa vida poderia ter sido. Ou quando sentimos felizes com nossas vidas, mas lá no fundo desejamos que as coisas fossem diferentes.

Bem, o diário dos desejos é usado para descrever sua vida do jeito que você gostaria que fosse, mas como se já tivesse acontecido.

Por exemplo, imagine um objetivo como: comprar seu próprio carro e então você escreve sobre sua vida, como você se sente como se já tivesse comprado seu carro. Qual foi a primeira coisa que comprou para ele? Como é o carro? Como você se sente nele?

O importante é lembrar-se de não usar “se” – se eu tivesse um carro – mas escrever como se já estivesse acontecido. O diário dos desejos pode ser usado também para se tornar mais produtivo ou aprender estabelecer limites na vida.

22 – Diário de Cartas

Este tipo de diário é uma espécie de terapia. Diferente do diário de cartas para si, ou o diário de cartas para Deus. Neste diário você deve escrever coisas para as pessoas que você ama.

Escreva uma carta para seus pais, seu melhor amigo, parceiro ou seus filhos. Talvez um dia você mostre a eles, talvez não, a decisão é sua. Mesmo que você não mostre, escrever cartas para os outros ajuda melhorar sua percepção e autorreflexão.

Pode parecer loucura, mas se você fizer pode ter algumas percepções profundas.

23 – Diário de Ideias

O foco do diário de ideias é registrar apenas suas ideias. Embora diversos outros diários você possa incluir suas ideias esse diário é exclusivo para isso. Mas você pode pensar, eu realmente preciso de um diário especial para minhas ideias?

A resposta é sim, se você é criativo e quer manter o controle de todas as suas ideias loucas, inteligentes, úteis, engraçadas que passam por sua mente, o diário de ideias é uma boa opção para você.

Você não precisa se limitar ao texto escrito. Você pode desenhar, colar fotos e criar listas. Ao fazer isso, você cria mais espaço em sua mente para ter mais ideias.

24 – Diário de Afirmações Positivas

Afirmações diárias positivas tem um efeito positivo na vida. Você pode criar um diário que contêm apenas afirmações positivas. Uma boa ideia é escrever uma afirmação por dia e refletir nela durante o dia todo. Quanto mais você escrever e ouvir mais fácil será para você acreditar nelas e assim influenciar seu dia positivamente.  

Além disso, você pode escrever sobre o que as afirmações significam para você e como você pode aplicá-las em sua vida.

25 – Diário em Branco

Diário em Branco
Imagem por Pixabay

Depois de consideramos tantos tipos de diário se você ainda estiver na dúvida de qual escolher, talvez o diário em branco seja a melhor opção.

No diário em branco você pode escrever sobre qualquer coisa, não a regras. Desde pensamentos a objetivos na vida, não há regras. O fundamental é que seja realmente um diário, ou seja, você registre diariamente nele.

Embora não precise ser como um diário de bolso como consideramos, é importante que este diário seja pequeno e você possa colocar na sua bolsa. Assim você poderá adicionar informações nele sempre que sentir necessidade.

Afinal de contas qual tipo de diário escolher?

Consideramos neste artigo 25 tipos de diário. É uma lista longa e com certeza não é uma decisão fácil de tomar, escolher um diário. Mas lembre-se você não precisa usar todos os diferentes tipos de diários.

Na verdade, é impossível! O melhor é você começar com um diário que chamou sua atenção e se não funcionar para você, tente outro. Mas é importante você tentar pelo menos por um mês se adaptar ao diário, assim você passa a criar um hábito.

Por fim, se você precisa de mais dicas de crescimento pessoal acompanhe o nosso Blog!