25 Melhores livros de autoconhecimento para mudar de Mindset

O autoconhecimento é fundamental para se desenvolver pessoalmente e alcançar os objetivos. Porém é algo difícil de se desenvolver. Felizmente existem livros feito por escritores renomados que ajudam não só a entender sobre o autoconhecimento como também desenvolver essa qualidade apesar dos desafios.

Mudar de mindset não é algo trivial e depende totalmente do autoconhecimento. Algumas dicas que ajudam em tal tarefa está no artigo conselhos práticos para a vida ser mais simples. Este artigo ajuda no autoconhecimento e a desenvolver nosso mindset. 

Melhores livros de autoconhecimento para ler em 2021

Realizar uma pesquisa e listar os 25 melhores livros de autoconhecimento não é uma tarefa fácil. Há muitos outros livros bons que é recomendado a leitura. Porém, incluí nesta lista os 25 melhores livros de autoconhecimento escrito pelos autores mais populares em desenvolvimento pessoal.

1 – O corpo guarda as marcas: Cérebro, mente e corpo na cura do trauma por Bessel Van Der Kolk

O livro de Bessel van der Kolk é baseado em seus muitos anos de pesquisa sobre trauma mental e suas consequências. Aos poucos, chegou à conclusão de que os métodos clássicos de tratamento de transtornos mentais eliminam as manifestações externas da doença e sensações maçante, mas não dão um resultado estável. Van der Kolk usa toda uma gama de métodos, entre os quais a farmacologia.

2 – O que todo corpo fala por by Joe Navarro

Um best-seller sobre como reconhecer pessoas perigosas e venenosas com quem, infelizmente, às vezes temos que lidar. O livro é muito bem avaliado pelos leitores sendo um bestseller.

O livro é baseado na experiência pessoal de Joe Navarro com a polícia e o FBI. Ela fala sobre pessoas potencialmente perigosas, como evitar conhecê-las, e se isso é impossível, como resistir a elas.

3 – Felicidade por acaso por Daniel Gilbert

O best-seller internacional, que tem sido repetidamente incluído nas listas dos melhores livros sobre psicologia de publicações conceituadas. Mas este livro não é de todo um guia para alcançar a felicidade, como o título pode sugerir.

Felicidade por acaso é uma história emocionante de como olhamos para o futuro e por que sabemos tão pouco sobre as necessidades e as intenções do nosso futuro.

4 – Inteligência emocional por Daniel Goleman

Em seu icônico livro Inteligência Emocional, o psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman explica por que entender suas emoções e controlar seus impulsos é tão importante para o sucesso pessoal e profissional como também para a realização acadêmica e o QI. Além de o porquê você não deveria subestimar o papel das emoções em nossas vidas.

5 – Obedience to Authority: An Experimental View por Stanley Milgram (Apenas em Inglês)

Este livro é baseado em uma série de experiências psicológicas chocantes realizadas no início da década de 1960. Pessoas comuns participaram dos experimentos, mas o resultado foi quase sempre o mesmo – todos estavam prontos para machucar outra pessoa, obedecendo às instruções do lider.

Apesar de os experimentos de Stanley Milgram causarem um sério debate na comunidade científica e o debate sobre sua ética continuar até hoje, o trabalho “Submissão à Autoridade” é uma leitura obrigatória para quem quer entender por que muitas vezes pessoas boas fazem coisas ruins que não condiz com seus valores.

6 – Seven Sins of Memory por Daniel Schacter (Apenas em Inglês)

Este livro incrível vai falar sobre as peculiaridades da percepção, distorção das memórias e a seletividade de nossa memória.

7 – As armas da persuasão 2.0 por Robert Cialdini

O psicólogo americano Robert Cialdini ficou famoso por seu livro A Psicologia da Influência, no qual ele esboçou seis princípios de influência social.

O livro ainda está incluído nas classificações dos melhores livros sobre psicologia popular, e os princípios de influência estabelecidos nele devem ser conhecidos por todos os que buscam autoconhecimento.

8 – Comporte-se: A biologia humana em nosso melhor e pior por Robert Sapolsky

O autor do livro fala sobre as características do comportamento humano e os mecanismos complexos pelos quais ele está condicionado.

9 – O poder dos quietos por Susan Kane

Livro best-seller conta sobre como um introvertido pode descobrir seu poder e usar suas vantagens em um mundo extrovertido. O incrível sucesso deste livro mostrou que seu tema é próximo de tantas pessoas.

O trabalho de Susan Kane foi nomeado Melhor Livro de 2012 pela Amazon. O livro é fundamental para todos que buscam o autoconhecimento. Com leitura fácil e didática é um livro envolvente.

10 – O homem que confundiu sua mulher com um chapéu por Oliver Sachs

Em seu livro, O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, o neurologista e escritor Oliver Sachs conta as histórias de pessoas com disfunções cerebrais congênitas e adquiridas.

Mas o foco do livro não é a doença e sim o incrível desejo das pessoas de preservar sua individualidade mesmo diante da perda das habilidades necessárias para uma vida normal.

Por trás de todas as histórias que Oliver Sachs conta, você pode ver o desejo do autor de encontrar a resposta para as perguntas mais importantes – quem sou “eu”,o que é o centro da personalidade de uma pessoa, pode uma pessoa manter sua personalidade apesar de distúrbios irreversíveis no cérebro?

11 – The Tribe por  Sebastian Junger (Apenas em Inglês)

O autor fala sobre o sentimento de solidariedade, quase perdido na sociedade civilizada moderna, e como precisamos desse sentimento.

O livro se tornou um dos principais best-sellers de não-ficção. O livro ajuda ao autoconhecimento através da analise de sociedades modernas. O livro é recomendado pelo New York Times, The Washington Post, The Boston Globe.

12 – Talking to Crazy por Mark Goulston (Apenas em Inglês)

Você pode encontrar pessoas que interferem na sua vida no trabalho e em sua vida pessoal. Causam sofrimento e problemas para colegas, familiares, amigos e reduzem a produtividade das organizações em que trabalham e destroem relacionamentos.

Em seu livro “Talking to crazy”, o famoso psiquiatra e consultor Mark Goulston conta como vencer a comunicação destrutiva e se tornar um vencedor. Além de manter sua sanidade e autoconhecer os seus limites.

13 – A mente moralista  por Jonathan Haidt

Best-seller que ajuda a descobrir a verdade moderna do autoconhecimento através da sabedoria antiga. O fundador da psicologia positiva, Martin Seligman, disse sobre o livro: “Para o leitor que quer entender o que é felicidade, meu conselho: comece lendo Haidt”.

O livro do renomado psicólogo social e filósofo Jonathan Haidt é dedicado à moralidade e às emoções, ao conceito de felicidade em todos os seus aspectos e como a sabedoria antiga pode enriquecer a vida de uma pessoa moderna.

14 – Os desafios à força de vontade por Kelly McGonigal

O livro conta com milhares de avaliações positivas e é altamente recomendado por todos que leram. Em seu livro, Kelly McGonigal explica que estamos errados quando pensamos que a força de vontade é algo permanente.

Na verdade, a força de vontade é como um músculo que pode ser treinado e desenvolvido.

15 – Breves respostas para grandes questões por Stephen Hawking

Este livro fascinante de Stephen Hawking cobre uma compilação dos ensaios do autor sobre temas que pensamos regularmente. Neste livro, o físico, que é capaz de explicar problemas complexos sem usar equações ou frases difíceis.

Em certos momentos ele relembra certos eventos em sua vida de uma maneira altamente divertida. As ideias do livro estão interrelacionadas, e os capítulos são bastante interessantes de ler.

16 – Primatas e Filósofos: Como a Moralidade evoluiu por Frans de Vaal

Neste livro, o mundialmente renomado Frans de Waal critica a crença de que o homem é naturalmente mau e sem coração.

Observações de primatas, e outros mamíferos mostram que o altruísmo e a empatia são qualidades inerentes à natureza, e cuidar dos outros é natural.

Recomendado por renomados professores de biologia e neurologia, este é bestseller que ajudam aos que buscam autoconhecimento entender melhor a mente humana.

17 – Como lidar com pessoas manipuladoras por George Simon

Um best-seller no gênero da psicologia popular, explorando os verdadeiros motivos dos manipuladores e as técnicas que ajudam a defender-se. O livro recebeu muitas críticas positivas de críticos e leitores.

Muitas vezes não podemos evitar a comunicação com os manipuladores, temos que trabalhar com eles na mesma empresa ou viver com eles sob o mesmo teto. Como lidar com essas pessoas? Existem meios eficazes de se proteger da manipulação? Essas e muitas outras perguntas são respondidas no livro pelo Dr. George Simon, um psicólogo com muitos anos de experiência.

18 – True Believer por Eric Hoffer (Apenas em Inglês)

O livro que exaltou o seu autor, Eric Hoffer, tornou-se um clássico e foi reimpresso muitas vezes desde sua primeira edição em 1951. Está incluído nas listas dos livros mais significativos sobre psicologia e filosofia, o que é especialmente surpreendente considerando que seu autor não tinha uma formação acadêmica e trabalhou por muito tempo como carregador no porto de São Francisco.

No entanto, isso não impediu Hoffer de fazer observações surpreendentemente precisas sobre a natureza e os movimentos de massa, sobre o que faz as pessoas se juntarem a maioria, esquecendo-se de sua individualidade.

19 – Mapas do Significado by Jordan Peterson

Psicólogo clínico e filósofo, autor de um dos livros mais sensacionais dos últimos tempos “12 regras para a vida”, que vendeu milhões de cópias ao redor do mundo. Em seu primeiro livro, Mapas do Significado, expressou mais amplamente suas opiniões.

Este livro combina ideias modernas e antigas da psicologia, neurobiologia, mitologia, filosofia e um estudo aprofundado das forças que nos movem e determinam o comportamento humano.

O autor explora as questões de por que odiamos os outros, como as pessoas comuns são capazes de crueldades inimagináveis, e por que algumas pessoas escolhem o caminho do bem, e outras o do mal.

20Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração por Viktor Frankl

O livro foi publicado logo após o autor e o psicólogo austríaco Viktor Frankl, ser liberto de um campo de concentração. Com o tempo, o livro tornou-se mundialmente famoso, e Viktor Frankl tornou-se famoso como o criador da logoterapia – uma direção da psicologia que ajuda uma pessoa a encontrar o sentido da vida.

Victor Frankl foi uma grande influência na filosofia e psicologia do pós-guerra, e suas ideias podem ser encontrados nas obras de autores como Abraham Maslow, Martin Seligman, e muitos outros.

Neste livro ele conta sobre sua vida como prisioneiro de um campo de concentração nazista. Mas o tema principal de seu livro não são os horrores dos campos de concentração, mas a psicologia do prisioneir. Viktor Frankl descreve por que alguns prisioneiros desistiram, enquanto outros, sob as mesmas condições, mantiveram uma força inabalável.

21 – A arte de fazer acontecer por David Allen

Pense em quantas vezes você se sobrecarrega com tarefas, tenta resolver vários problemas ao mesmo tempo, e por fim se esgota e desiste no meio do caminho?

David Allen compartilha dicas simples para tornar sua vida mais leve e vomo liberar tempo para novos objetivos. Você aprenderá como manter um diário e por que as tarefas não podem ser guardadas na mente.

Aprenda com este livro  a estruturar seus objetivos corretamente, do simples ao complexo, e seja capaz de identificar os passos para planejar bem o seu esforço em qualquer tarefa.

22 – 52 Mondays: The One Year Path To Outrageous Success  por Vic Johnson

“Vou começar na segunda-feira” é uma expressão familiar que na maioria das vezes significa “eu nunca vou começar”. Neste livro “52 mondays” o autor mostra um plano claro e simples no qual cada etapa visa alcançar um objetivo.

O autor lhe dirá como definir metas, prescrever metas de curto prazo, dar passos pequenos, mas regulares, e alcançar resultados. O livro contém exercícios simples que o ajudarão a se aumentar sua autoconsciência e motivação. Além disso, o livro mostra a importância de analisar sua eficácia e elogiar a si mesmo por cada passo em direção ao seu objetivo.


23 – A interpretação dos sonhos por Sigmund Freud

Sonhar é uma maneira de conhecer o inconsciente, ver seus desejos e medos. O livro ” A interpretação dos sonhos ” ajuda a entender como funciona nossa psique. Ao estudar teorias dos sonhos, você pode entender melhor a si mesmo e sobre autoconhecimento.

O livro ajuda a se livrar dos medos que você sente nos sonhos, e entender como o inconsciente funciona. Os mais renomados psicoterapeutas recomendam a leitura deste livro várias vezes para o autoconhecimento.

24 – Comece pelo mais difícil por Brian Tracy

O Livro é um dos melhores livros sobre autodesenvolvimento e autoconhecimento. Foi traduzido para diversos idiomas. Este livro fez de Brian Tracy quem ele é agora- a estrela e guru para todos que lutam pelo autoconhecimento. O livro fala sobre como conseguir soluções para problemas complexos, saindo da sua zona de conforto.

25 – Becoming myself por Irwin Yalom (Apenas em Inglês)

O autor fala sobre sua formação em todas as esferas da vida, atitude em relação à infância, pais, trabalho e família. A principal característica deste livro para o autoconhecimento é a sinceridade.

O livro trata-se de uma espécie de conversa entre avós e netos, como uma transferência de experiência. Além disso, o livro analisa o custo do sucesso de uma pessoa e os desafios disso.

Um dos livros mais importantes de Irwin Yalom e um dos recomendados por diversas especialistas no assunto.

Isso, é claro, não é tudo. Ainda há muitos livros sobre psicologia que merecem atenção. Por exemplo, veja os melhores livros de positividade de 2021. Neste artigo listei apenas os 25 melhores livros de autoconhecimento. Caso queira ver outras listas ou outras dicas uteis nos acompanhe.