18 Filmes sobre Transtorno Bipolar que valem a pena assistir

O transtorno bipolar, ou bipolaridade, é caracterizada por graves oscilações de humor que causam emoções muito conflitantes, passando de delírios de onipotência a crises de ansiedade e depressão, muitas vezes em um curto espaço de tempo.

Filmes sobre o transtorno bipolar geralmente enfatizam certos aspectos da bipolaridade, mas o que caracteriza esta patologia, além dos excessos nos dois extremos do humor, é também a rapidez com que os doentes se alternam, passando da animação à depressão.

Muitos filmes retrataram a vida de pessoas que sofrem de transtorno bipolar, o que pode muitas vezes tornar a doença fascinante. Mas na realidade, a bipolaridade é uma condição psíquica difícil e como a depressão e outras doenças psíquicas requer um processo de tratamento difícil e doloroso.

Neste artigo, oferecemos a você uma lista de 18 filmes em que retratam o transtorno bipolar e outras condições relacionadas. Não deixe de vê-los!

#1 Loucas de Alegria (2016)

Loucas de Alegria é um filme bonito e tocante sobre transtorno, amizade e a possibilidade de lidar com tudo isso, apesar dos problemas.  O filme oferece uma visão honesta e verdadeira do mundo das doenças mentais e das possibilidades de tratamento que existem atualmente.

Beatrice e Donatella são duas hóspedes do asilo Villa Biondi, que recebe hóspedes com problemas psiquiátricos. A primeira vem de uma vida rica no mundo da classe média alta, uma vida feita de coisas bonitas e luxuosas, que ela perde por causa do seu transtorno bipolar; a segunda, Donatella, é uma menina frágil e deprimida com um passado marcado por um trauma. A ligação das duas é fortalecida após uma fuga do centro de tratamento em busca de um pouco de “alegria louca” e liberdade. As nesse filme aprenderão a conhecer-se e a amar um ao outro, apesar de tudo.

#2 Tocados pelo Fogo (2015)

Duas pessoas, ambas sofrendo de transtorno bipolar (interpretadas pela extraordinária Katie Holmes e Luke Kirby), encontram-se em um hospital psiquiátrico e se apaixonam. Dirigido por Paul Dalio que também sofre do transtorno bipolar e produzido por Spike Lee, Tocados pelo Fogo captura a intensidade de sua história de amor e os altos e baixos de suas manias e transtornos.

#3 Sentimentos que curam (2014)

blank

Mark Ruffalo e Zoe Saldana interpretam um casal que criou duas filhas nos anos 70 em Boston. O pai está desempregado devido ao seu transtorno bipolar, então a mãe decide aceitar uma bolsa de estudos para se formar em Nova York e começar a ganhar algum dinheiro para a família. As meninas ficam com o pai, que lhes dá muito carinho, mas nem sempre toma as melhores decisões como um pai. A roteirista e diretora Maya Forbes baseou a história em sua própria infância.

#4 Caminhos cruzados (2013)

blank

Forest Whitaker neste filme criou um filme de ação psicológico. Neste filme ele representa um homem de família que tem transtorno bipolar e perde seu equilíbrio após a morte repentina de sua mãe.

Com essa situação ele passa a seguir um guru de autoajuda (interpretado por Anthony Mackie) que é cheio de segredos. Whitaker, que produziu este drama violento, disse que estava tentando explorar a perda, a dor e a humanidade das almas torturadas.

#5 O Lado Bom da Vida (2012)

Em Portugal: Guia para um Final Feliz

blank

Esta comédia drama romântica se concentra em um personagem bipolar e simpático cercado por outros personagens que lutam com seus distúrbios. Bradley Cooper interpreta Pat Solitano, que está tentando se recompor após uma internação psiquiátrica ordenada pelo tribunal. Pat quer reconquistar sua ex-mulher e para isso concorda em participar de uma competição de dança.

Sua parceira de dança, interpretada por Jennifer Lawrence, é uma viúva que desenvolveu um vício sexual após o falecimento de seu marido. Seu pai, representado por Robert De Niro, tem tendências obsessiva-compulsivas e um problema com jogo que impulsiona grande parte do filme. O diretor David O. Russell diz ter se sentido atraído pelo projeto porque seu filho tem transtorno bipolar.

#6 O Desinformante! (2009)

Em Portugal: O Delator!

blank

O Desinformante! é baseado em uma história real do denunciante Mark Whitacre, interpretado por Matt Damon. Whitacre estava envolvido em uma manipulação de preços numa empresa de agronegócio.

Num plano Whitacre concorda em entregar seus colegas para o FBI a fim de se promover. O estresse de sua vida secreta agrava seu transtorno bipolar, que mais tarde é diagnosticado e tratado.

#7 Conduta de Risco (2007)

Em Portugal: Michael Clayton – Uma Questão de Consciência

blank

Este não é um filme sobre transtorno bipolar, mas um dos personagens que aparecem nele possui a bipolaridade.

George Clooney toma o centro do palco como o personagem de “Conduta de Risco “.Neste filme representa um advogado que trabalha para um escritório de advocacia de Nova Iorque. Mas é um advogado que teve um surto bipolar que desencadeia a ação neste filme.

Quando Arthur Edens (Tom Wilkinson) ataca em juízo um gigante corporativo que seu escritório de advocacia estava defendendo em uma ação judicial, o escritório de advocacia envia Clayton para cuidar da situação.

Clayton sabe que Edens tem transtorno bipolar e que deixou de tomar sua medicação. Quando Edens lhe diz mais tarde que seu telefone está sob escuta, Clayton o considera paranoico. Depois que Edens é encontrado morto, as suspeitas de Clayton aumentam e assim ele começa a investigar.

#8 As Horas (2002)

blank

Neste filme, a extraordinária Nicole Kidman interpreta lindamente a escritora inglesa Virginia Woolf, que sofre de transtorno bipolar. O difícil papel que ela desempenha neste filme rendeu a Kidman um Oscar de Melhor Atriz.

#9 Mr. Jones (1993)

blank

Uma das mais claras representações do transtorno bipolar pode ser encontrada neste filme, graças ao trabalho de Richard Gere. Aqui, ele retrata um homem com fortes altos e baixos emocionais e mudanças bruscas de humor que mantém uma relação complexa com sua psiquiatra (Lena Olin).

Grande parte do filme é sobre sua internação e tratamento pela psiquiatra (Lena Olin) que inicia uma relação romântica e antiética com ele.

#10 Psicopata Americano (2000)

blank

Filme de ação de 2000 dirigido por Mary Harron que conta a história de homem que sofre de transtorno bipolar. Talvez um dos mais famosos dos filmes a retratar bipolaridade.

Neste filme Bale empresta seu rosto a um dos personagens mais perturbadores e fascinantes do cinema.

Como os diretores e autores nunca falaram diretamente o diagnóstico do protagonista uma especulação da imaginação dos fãs. Já outros dizem que não se trata de bipolaridade, mas de transtorno de personalidade anti-social.

#11 Amor Louco (1995)

blank

Este filme estrelou Drew Barrymore e Chris O’Donell e narra a relação romântica entre dois jovens, marcada pelos altos e baixos emocionais típicos do transtorno bipolar. O filme retrata também a forma como fogem dos laços familiares bem como sua relação com a saúde mental.

#12 Duas mentes (2012)

blank

Assim como em outros filmes sobre o transtorno bipolar como por exemplo “Louco Amor”, ele se concentra no relacionamento de duas pessoas na qual uma possui o transtorno bipolar.

 Neste filme, apresenta um policial que uma jovem mulher que possui o transtorno bipolar e sua estabilidade mental está comprometida.

#13 Biutiful (2010)

blank

Uma produção mexicano-espanhola dirigida por Alejandro González Iñárritu e protagonizada por Javier Bardem. Nesse filme retrata a relação de um jovem com a morte num tom melancólico e envolvente.

#14 O Escocês Voador (2006)

blank

O Escocês Voador, filme britânico lançado em 2006, é um dos melhores filmes sobre ciclismo. Além disso, um outro ponto que o coloca nesta lista é que o protagonista possui o transtorno bipolar.

Um filme bibliográfico que conta a história de Graeme Obree, um conhecido ciclista escocês que tem transtorno bipolar e, apesar de seus problemas, conseguiu se tornar um atleta de elite.

#15 Stephen Fry: The Secret Life of the Manic Depressive (2006)

blank

Um documentário em duas partes sobre como este comediante, escritor e ator britânico vive com seu distúrbio mental.

O distúrbio em questão é um distúrbio de humor conhecido como ciclotímia, que é uma forma leve de transtorno bipolar.

#16 Van Gogh – Painted With Words (2019)

blank

Um filme documentário sobre a vida do famoso pintor holandês, encarnado aqui pelo famoso ator Benedict Cumberbach .

A forma como o filme se desenvolve mostra a vida atormentada de Van Gogh. O comportamento e as ações de Van gogh é típico de alguém que possui o transtorno bipolar.

#17 Meu Irmão Quer se Matar (2002)

blank

Wilbur é um homem que, à primeira vista, parece sem encanto ou humor. Nesse filme mostra Wilbur nutrindo e dando forças a ideias suicidas.

Até que Wilbur encontra algo que dá a ele vontade de viver novamente.

#18 Céu Azul (1994)

blank

Este filme é sobre um casamento entre uma mulher com transtorno bipolar e com depressão representada por Jessica Lange e um soldado do exército americano que, além de estar sob grande pressão em seu trabalho, está cada vez mais isolado socialmente.