Procrastinação: Um guia resumido de como parar de procrastinar

Procrastinação é um problema comum de todos os seres humanos. Não importa o lugar ou o tempo as pessoas estão em uma luta constante contra a procrastinação. E a luta é muito importante pois a procrastinação pode fazer com que nos sintamos desmotivados em trabalhar e alcançar nossas metas, resultando em efeitos negativos no nosso trabalho e relacionamentos.

Algumas pessoas confundem se o correto é procrastinar ou procastinar. O modo correto de escrever é procrastinar. E este guia resumido vai te ajudar a entender o que é procrastinação e como vencer a procrastinação.

Ao final deste artigo você será capaz de compreender:

  • Qual significado de procrastinar
  • Os efeitos da procrastinação 
  • Porque procrastinamos?
  • Como parar de procrastinar

Qual significado de Procrastinar

Procrastinar é quando uma pessoa deixa para outro dia ou para depois uma tarefa intencionalmente. Em outras palavras é adiar tarefas que precisam ser feitas sem uma justificativa válida. Esse problema é tão comum que no passado Filósofos criaram uma palavra chamada Akrasia.

Em português essa palavra foi adaptada para acrasia e significa “ação de uma pessoa que contraria seu melhor juízo sobre o que fazer em determinada situação” segundo o Wikipedia. Ou seja, você deveria está fazendo algo mas por “fraqueza de vontade” você faz outra coisa. Muito similar a procrastinação, podemos até mesmo dizer que a procrastinação é a Akrasia do século XXI. 

Pessoas que procrastinam tendem a enganar a si próprias por fazer tarefas triviais ao invés de fazerem as tarefas que deveriam fazer. Com isso elas ficam ocupadas com suas tarefas porém deixam de lado as tarefas desafiadoras e mais importantes. Com o tempo essa ação de adiar suas tarefas acaba se tornando um mau hábito e a pessoa não consegue se livrar dele. Dessa forma, a procrastinação passa a afetar negativamente a vida da pessoa.

Os efeitos da procrastinação

As pessoas que procrastinam evitam de pensar sobre o seu problema, elas tem medo de o encarar. Com o tempo tal atitude faz com que a pessoa possa desenvolver ansiedade, depressão, déficit de atenção,sentimentos de culpa, sentimentos de incapacidade e estresse. A procrastinação pode ainda afetar mais pontos da vida pessoal e profissional do procrastinador. Abaixo alguns outros efeitos negativos da procrastinação:

Desorganização

A pessoa que procrastina possuem a tendência de serem desorganizadas. Elas costumam negligenciar as tarefas que deveriam ser feitas em virtude de tarefas menos importantes. Isso as faz acumular uma pilha de tarefas para fazer. Os procrastinadores sentem dificuldade ao lidar com tarefas que sejam urgentes pois o ato de procrastinar faz com que eles acumulem tarefas quer sejam importantes e urgentes ou não. Por fim, o procrastinador se sente constantemente estressado e culpado quando se lembra que poderia ter feito suas tarefas antes de elas estarem perto do prazo final de entrega.

Esquecimento

Os procrastinadores normalmente possuem uma memória fraca. Eles geralmente adiam as tarefas que deveriam fazer mas depois esquecem de fazê-las. Eles facilmente se distraem para fazer algo que eles gostam de fazer e deixam de lado as tarefas que deveriam fazer. 

Comportamento de Esquiva

Devido ao medo não conseguirem entregar suas tarefas de acordo com o cronograma, os procrastinadores desenvolvem um comportamento de esquiva. Ou seja, passam a evitar as pessoas que eles deveriam ter entregue as tarefas. Alguns até mesmo podem fingir estar doentes para não irem trabalhar e prestar contas aos seus chefes. 

Perder Oportunidades

Quem procrastina perde diversas oportunidades na vida. Como o procrastinador sempre deixa suas tarefas para o último minuto, ele não consegue fazer o melhor que conseguiria fazer para cumprir sua tarefa. Com isso ele não ganha a reputação ou o reconhecimento de fazer um bom trabalho, além disso, as pessoas veem o procrastinador como alguém instável e não confiável então não confiam cargos de confiança a eles. E uma pessoa que entrega suas tarefas sempre atrasadas, incompletas e abaixo do padrão de qualidade não vai progredir muito na vida. As consequências podem ser por exemplo, perder o trabalho ou tirar notas baixas na escola. 

Saúde

As pessoas que procrastinam muitas vezes tem consciência que precisam ter hábitos saudáveis para manter sua saúde boa. Por exemplo, alguns procrastinadores sabem que precisam fazer exercícios e até se matriculam em uma academia, apesar disso muitos nunca vão a academia. Quando eles fazem isso estão comprometendo sua própria saúde por causa da procrastinação. E os efeitos da procrastinação não se limitam apenas a saúde do corpo pois eles também afetam a saúde da mente. O acúmulo de emoções negativas causadas pela procrastinação pode levar o procrastinador a desenvolver depressão e sentimentos de culpa.

Relacionamentos

Um procrastinador crônico acaba destruindo seus relacionamentos devido a procrastinação. Ele acaba fazendo muitas promessas para agradar as pessoas ao seu redor mesmo não tendo a intenção de cumprir nenhuma dessa promessas. Por exemplo, um procrastinador pode prometer para seu filho que vai ensinar ele a jogar futebol, ou prometer que vai encontrar aquele amigo que faz tempo que não o vê. Ou até mesmo prometer para sua esposa que vai consertar aquela goteira no telhado mas nunca conserta isso até que ela chama alguém para consertar. A procrastinação quebra a confiança dos relacionamentos e pode até mesmo levar ao fim de um relacionamento. A pessoa que procrastina acaba se distanciando das pessoas ao seu redor.

Porque procrastinamos?

Até o momento você já deve ter percebido o quão ruim é a procrastinação. Ainda assim, muitos são procrastinadores crônicos. E a pergunta que fica em aberto é por que procrastinamos? Por que procrastinamos nos estudos? Por que procrastinamos se não existe benefício nenhum nisso?

Essas são excelentes perguntas e embora alguns achem que a procrastinação é apenas devido a preguiça, isso não é verdade. A procrastinação está profundamente ligada a nossa psicologia e ao nosso desenvolvimento pessoal. Então segue 7 principais razões do porque mesmo quando não queremos procrastinamos tanto.

1- Medo de falhar

Um dos motivos de procrastinação para muitas pessoas é o medo de falhar. Elas acabam se tornando perfeccionistas. A pessoa ser perfeccionista significa que ela acredita que seus esforços e seus resultados devem ser perfeitos, senão eles não servem. As pessoas perfeccionistas procrastinam para realizar tarefas que provavelmente seus resultados não serão perfeitos. E dessa forma, para elas são inadequados.

O perfeccionismo neste caso não motiva a pessoa e a impede de fazer qualquer coisa. Ainda que os resultados possam ser extraordinários o perfeccionismo bloqueia a pessoa a alcançá-lo.

Se você está procrastinado pois acha que seus resultados nunca serão perfeitos, ou que os resultados serão inadequados, um conselho apropriado é, diminua suas expectativas. Faça o trabalho sem criar expectativas, faça o melhor que você pode. Entenda que a expectativa dos seus resultados que estão o impedindo de sair do lugar.

2- Vício em terminar tudo na última hora

Trabalhar em algo nos últimos instantes libera adrenalina no nosso corpo e a sensação pode ser viciante. Muitos que esperam até os últimos minutos para cumprir uma tarefa acham que cumprir sua tarefa de acordo com o prazo é entediante. Assim, os procrastinadores acabam pondo em risco a qualidade do seu trabalho

Entregar um tarefas na última hora é sempre pior do que fazê-la dentro do prazo. E na maioria das vezes o tiro sai pela culatra, ou seja, o procrastinador não realiza o que deveria ou realiza apenas parcialmente. 

Para vencer este ciclo é importante gostar de começar a trabalhar nas tarefas cedo. Tente fazer um bom trabalho de acordo com o cronograma e se esforce para manter este comportamento positivo.

3- Não conseguir dizer Não

Apesar de ser uma palavra tão simples muitas pessoas não conseguem usá-la como deveriam. Você consegue dizer não para alguém? Os procrastinadores não conseguem dizer não e acabam tendo que fazer coisas que eles não querem fazer ou não têm tempo para fazê-las. E isto se torna um motivo para procrastinação.

Desenvolver o hábito de dizer não ajuda a parar de procrastinar. Quando você diz não, você não vai precisar aceitar fazer coisas que você não gosta, não vai fazer promessas irrealistas ou aceitar cronogramas impossíveis de seguir. Você não vai dizer às pessoas o que elas gostariam de ouvir e depois desapontá-las. 

4- Sobrecarga de tarefas

Muitos procrastinam por olhar uma tarefa como um todo, assim não sabem por onde começar e se sentem sobrecarregados. Essas pessoas não sabem como dividir uma tarefa grande em muitas tarefas pequenas.

Uma dica importante para quem procrastina é para parar de olhar um projeto como um todo e focar em pequenos passos que você pode fazer desde já. É importante criar uma lista do que você vai fazer e nesta lista só pode haver coisas que você tenha a capacidade de concluir.

5- Estresse

O estresse pode afetar o nosso corpo inteiro e os procrastinadores para se livrar dessa sensação ruim recorrem a procrastinação. Neste caso a procrastinação é como um Band-aid para o estresse. Onde ela cobre um machucado, mas uma hora ou outra o band-aid vai ser retirado revelando a ferida.

O que você deve fazer para vencer o estresse é ao invés de usar a procrastinação usar maneiras mais saudáveis para isso. Você pode vencer o estresse por meio de exercícios físicos, meditação, massagem, uma boa conversa e assim por diante. E quando você se livrar do estresse você vai conseguir trabalhar com mais confiança.

6- Falar demais

Os psicólogos já mostraram que quando uma pessoa fala sobre algo que está pensando em fazer é mais provável que a pessoa não consiga realizar o que pretendia. A razão para isso é um fenômeno que ao falar sobre algo que você ainda vai fazer o seu subconsciente entende que a tarefa já foi feita e passa a recompensá-lo por isso. É como se ele dissesse: “ Bem se você já fez isso, por que fazer de novo?”

Então a dica é ficar com a boca fechada. Fale das suas realizações depois de elas terem sido cumpridas.

7- Não pensar a longo prazo

Os humanos buscam a recompensa o mais rápido possível mesmo que isso não seja a coisa mais vantajosa a se fazer. Isso é conhecido como desconto hiperbólico(Hyperbolic discounting).

Desconto hiperbólico é quando nós desfavorecemos recompensas futuras em troca de recompensas imediatas. Num teste quando perguntado as algumas pessoas se elas gostariam de receber 50 reais imediatamente ou 100 reais daqui um ano, muitas quiseram receber 50 reais imediatamente. 

Desconto hiperbólico é um dos motivos do porque é tão tentador. A procrastinação oferece uma recompensa imediata. A recompensa no longo prazo, isto é, o trabalho feito e o senso de realização é colocado de lado. 

Então guarde na sua cabeça este conceito do desconto hiperbólico para quando seu cérebro querer a recompensa imediata por meio da procrastinação.

Como parar de procrastinar – 10 dicas simples

Talvez você esteja se perguntando: Como parar de procrastinar? Como parar de procrastinar nos estudos? Como vencer a procrastinação na minha vida pessoal.

Felizmente as respostas a essas perguntas existem. A chave para aprender a parar de procrastinar é você manter o seu foco e se concentrar em resultados. A verdade é que as pessoas trabalham freneticamente mas não conseguem realizar muitas coisas. 

Os motivos para uma pessoa procrastinar como explicado neste artigo são muitos. Nesta parte eu vou mostrar dicas simples para vencer a procrastinação que não importa por qual razão você procrastina. O importante é você seguir a risca essas dicas.

Então ás 10 dicas para você parar de procrastinar são:

1- Faça o que você pode fazer

Não perca tempo com coisas que você não sabe fazer ou não pode fazer. Quando nos esforçamos em fazer algo que não sabemos ou que não podemos fazer e no fim nós não conseguimos realizar a tarefa até o fim, nos sentimos desmotivados, tristes, cansados. 

Então você deve mudar o seu foco em coisas que você sabe e pode fazer. Realizar uma tarefa que você já sabe fazer vai te ajudar a não procrastinar. Você vai conseguir realizar as tarefas mais rápido e vai se sentir mais motivado a fazer mais. 

2- Não tente fazer algo grande em pouco tempo

Com um prazo curto nós só podemos criar coisas pequenas. Então quando você vê uma tarefa grande para um prazo curto você vai ter menos motivação para realizar a tarefa e tentar realizar ela de uma vez só vai fazê-lo sentir cansado.

Quando você faz pouco mas com disciplina e comprometimento você consegue cumprir com suas tarefas. Geralmente quando queremos fazer algo nós só olhamos para o resultado de quando terminarmos a tarefa, mas nos esquecemos de todo o processo para chegar lá. Milagres não acontecem, se tentarmos fazer mais do que temos tempo nós vamos falhar e consequentemente vamos ficar deprimidos. Se tomarmos o caminho errado falhamos e vamos recorrer a procrastinação. Então é melhor fazer pequenas tarefas se você tiver pouco tempo. Se sua tarefa for grande e você tiver tempo, reparta essa tarefa em tarefas menores e faça uma por vez.

3- Não comece pela parte mais difícil

Comece pelo início e pela parte mais simples. Começar pela parte mais difícil dificulta mantermos o nosso foco e a não procrastinar. É melhor fazer coisas pequenas e simples constantemente pois isso nos ajuda a continuar seguindo em frente. 

Você será capaz de cumprir essas tarefas simples e isso te dará energia para continuar e realizar outras tarefas. Quando você começa a fazer algo simples você sabe que vai conseguir concluir e isso te motiva. É por isso que é importante você começar pela parte mais simples e dessa forma você não vai procrastinar.

4- Nada vai acontecer se você não fizer nada

A procrastinação significa adiar as suas tarefas, em outras palavras significa não fazer nada pois você sempre estará adiando quando irá realizá-las. Se você não faz nada então não vai acontecer. Você precisa começar a fazer alguma coisa! Quando você faz qualquer coisa tenha certeza que algo vai acontecer.

Então não se engane, pensando que algum milagre vai acontecer com você enquanto você não faz nada para mudar sua situação. Você que está lendo este texto já fez algo então continue seguindo em frente e realize tudo que precisa ser feito na sua vida pessoal.

5- Trabalhe mais com menos energia

É melhor você trabalhar com eficiência e realizar uma tarefa do que assumir a responsabilidade de fazer milhares de tarefas e não entregar nenhuma. Você vai ser mais eficiente em gerenciar seu tempo se você fizer uma lista cada dia das suas tarefas que você precisa cumprir no dia, organizadas por nível de importância. E sempre antes de iniciar uma nova tarefa finalize a tarefa anterior. Isso o ajudará a diminuir estresse, aumentar sua produtividade e o ajuda a parar de procrastinar.

6- Não seja perfeccionista

Nós não somos perfeitos e as coisas que fazemos não vão ser perfeitas. Tentar fazer algo perfeito é perda de tempo. Então quando você for realizar uma nova tarefa, simplesmente realize a tarefa, não precisa fazer bem feito apenas faça o seu melhor. 

Então quando você fizer de novo a mesma tarefa você pode aprimorar e fazer coisas que você não tinha feito antes. Dessa forma, sua habilidade cresce praticando então um dia você poderá fazer as coisas bem feitas. Você vai poupar mais tempo dessa forma, vai aprender mais e vai se sentir mais motivado e superar a procrastinação vai ser uma tarefa fácil.

7- Divida suas tarefas

Se suas tarefas são grandes divida-as em componentes até que se tornem gerenciáveis. Quando você faz isso aumenta o seu nível de produtividade e você se torna orgulhoso de si próprio e motivado. Assim se torna muito mais fácil vencer a procrastinação quando você faz seu trabalho um pouco de cada vez. Os procrastinadores cometem o erro de tentar fazer todas suas tarefas ao mesmo tempo de uma vez só.

8- Determine suas prioridades

Após divididas as tarefas e anotadas você precisa priorizar as tarefas mais importantes. Aprender a priorizar e a fazer as coisas certas no tempo certo vai te ajudar a alcançar suas metas diárias e também a parar de procrastinar.

9- Descubra suas forças e Fraquezas

Descobrir suas forças e fraquezas vão te ajudar a direcionar os seus esforços. Você deve identificar suas forças e priorizar as tarefas que você será mais eficiente.

10 – Delegue tarefas

Você pode sempre que possível delegar tarefas para outros e poupar o seu tempo que pode ser usado para realizar tarefas mais urgentes. Você não deve acumular tudo para si mesmo.

Este é apenas um pequeno guia, se você seguir as instruções será bem sucedido na vida. Mas ainda assim, há muito o que estudar então não pare de buscar mais conhecimento. Este blog será de grande ajuda para você, não deixe de ler o artigo O que é PNL pois esta é capaz de ajudar na sua luta contra a procrastinação .

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