15 tipos de Yoga que todo iniciante deve conhecer

Imagem por unsplash.com

Encontrar seu tipo ideal de Yoga é como um namoro: não existe apenas uma pessoa que seja compatível com você. Mas fique tranquilo, você pode encontrar sua alma gêmea de Yoga ou talvez até mais de um!

Aqui estão alguns tipos de prática comuns de Yoga que você encontrará em academias, estúdios de Yoga ou através de aulas online.

1. Yoga Hatha

De acordo com a filosofia da Yoga tradicional, há seis ramos de Yoga. O Hatha significa Yoga da sensação ou movimento. Então, tecnicamente, qualquer yoga onde você está movendo seu corpo é Hatha.

Em uma classe de Yoga Hatha, você começa com posturas básicas avançando para uma sequência de poses, mantendo cada pose por alguns segundos com a respiração presa. O Yoga Hatha é parecido com o Vinyasa só que mais devagar.

Então, se você quer algo mais lento com tempo para aproveitar cada postura, Yoga Hatha é a escolha ideal. Porém, se você estiver mais interessado em mover seu corpo algo mais ativo, Yoga Vinyasa é o caminho.

2. Yoga Vinyasa

Em Vinyasa o foco é em uma respiração por cada movimento. As aulas são organizadas para transição suavemente de uma pose para outra em harmonia com sua respiração. Os instrutores mudam suas poses de uma para outra de modo suave, e muitas vezes tocam música de fundo.

O Yoga Vinyasa é fisicamente exigente, ideal para quem está procurando exercícios mais intensos. O Yoga de Vinyasa é mais rápido e rigoroso que Hatha yoga.

Neste tipo de yoga você experimenta movimentos mais dinâmicos e resistência corporal com posições como prancha etc.

Esse tipo de Yoga também é comum em estúdios e academia.

3. Power Yoga

Dependendo do instrutor, às vezes Power Yoga e o Vinyasa são exatamente a mesma coisa. O Power Yoga é um termo de marketing criado para tornar o Yoga mais aceitável para o público de academia.

Nesse tipo de Yoga alguns movimentos de musculação foram adicionados. É muito comum neste tipo de Yoga ter músicas divertidas para se manter motivada nesta aula.

4. Yoga Ashtanga

Alguns consideram Ashtanga a base do yoga, já que é uma das formas mais velhas e baseia-se em ensinamentos antigos. O Yoga Ashtanga é fisicamente exigente que sincroniza os movimentos com a respiração.

Muito do que se vê em uma aula de Vinyasa na verdade vem do Yoga Ashtanga.  

O que diferencia Ashtanga de outros tipos de Yoga é a série de posturas repetidas. Uma aula começará com saudações solares e então avança em uma sequência de poses em pé e em poses no chão. Um dos benefícios de se retornar à mesma sequência de poses é que você pode sentir seu corpo mudando e fazer progresso com o tempo.

Normalmente são seguidos dois tipos de aulas de Ashtanga: estilo guiado e o estilo Mysore. Em uma aula guiada, um professor guia você através das poses. Em uma aula do tipo Mysore, você já sabe as poses e as faz sozinho, com apoio de um professor se necessário.

5. Iyengar yoga

Este estilo de Yoga foi desenvolvido pelo Professor B.K.S Iyengar. Ela dá ênfase ao alinhamento e posicionamento ideal do corpo em cada pose. Diferente dos outros tipos de Yoga onde que trabalham com sequência de movimentos fluidos ou rápidos.

A maioria das aulas de Iyengar utilizam item para ajudar na atividade. O uso de blocos, fitas, bolsters para yoga ou até mesmo corda ir a fundo em certas poses com segurança.

As poses são mantidas por um tempo à medida que você faz pequenos ajustes para alcançar o alinhamento perfeito. Esta é uma prática de yoga mais lenta e metódica.

6. Hot Yoga

Muitos confundem o Hot yoga com o Bikram Yoga, porém embora eles tenham semelhanças não são iguais. No Hot Yoga basicamente você estuda as técnicas do Yoga Vinyasa ou Power Yoga com poses fluidas em harmonia com sua respiração.

O diferencial é que a sala é aquecida para uma temperatura de 35°C a 40°C, dependendo do estúdio. Neste tipo de Yoga você deve esperar suar muito ao se movimentar.

O calor ajuda a você ir mais fundo em uma pose e a sensação é mais intensa. Está prática Yoga é ideal para quem quer um desafio físico intenso.

7. Yoga Sivananda

A ioga Sivananda é uma forma de ioga baseada nos ensinamentos do professor espiritual Hindu Swami Sivananda. As aulas geralmente relaxantes, enquanto a maioria das aulas de ioga termina com savasana (pose final), Sivananda começa com esta pose, então se move para exercícios respiratórios, saudações solares, e então 12 poses básicas.

8. Bikram yoga

O Bikram é um tipo de Yoga criado para fins comerciais por Bikram Choudhury. Com este tipo de Yoga, a sala é aquecida a 40°C e você faz a mesma série fixa de 26 poses e dois exercícios respiratórios.

É menos intensa que o Hot Yoga ainda assim exige bastante esforço. É uma prática menos popular devido a escândalos envolvendo seu fundador.

9. Yin yoga

O Yin Yoga é um tipo lento, suave, mais revitalizador que pode ajudá-lo a equilibrar com os exercícios mais rigorosos.

Yin yoga não foca em exercícios de musculação. Ao invés disso, ele está mais focado em exercitar tecidos como ligamentos e articulações através de posturas não-musculares.

Nessa prática Yoga você mantém as poses por até 5 minutos. É um tipo de Yoga muito bom para sua flexibilidade.

Esse tipo de Yoga é praticado no chão, e ao longo de uma hora, você pode fazer menos que cinco poses. O Yin Yoga é uma excelente oportunidade para meditar, se permitindo sentir qualquer sensação física ou emoções que apareçam.

10. Yoga Restaurativa

Este estilo de Yoga usa colchonetes, bolsters, e blocos para te colocar em poses de longa duração e confortáveis, permitindo um estado mais profundo de relaxamento mental. A yoga restaurativa às vezes se confunde com o Yin Yoga, mas o restaurativo é mais passivo.

11. Yoga para Gestante / Pré-Natal

Yoga para Gestante ou pré-natal é umas das coisas especiais que podem surgir durante a gravidez.

Em uma aula de Yoga pré-natal, os exercícios visam aliviar pressão nas costas e nos quadris, onde as gestantes geralmente sentem desconforto.

Neste tipo de Yoga você vê muitas poses de uma classe regular, mas adaptadas especificamente para ajudar as gestantes a modificar o corpo.

Por exemplo, algumas poses são adaptadas com travesseiros para manter peso fora da barriga.

O Yoga pré-natal envolve menos inversões e mais uso de itens como almofadas, bolsters etc., sendo assim mais suave.

12. Yoga na cadeira

O yoga na cadeira não é muito comum em estúdios ou academias. Porém tem se tornado popular em cursos Online pois é uma atividade que você pode fazer facilmente em casa.  

Nesta prática usa-se uma cadeira para fazer as poses. Uma prática ideal para quem possui alguma lesão ou mobilidade limitada.

Essa prática é como o Yoga Hatha com o apoio de uma cadeira. Isso torna as coisas mais acessíveis.

13. Yoga aéreo

Nessa modalidade ao invés de um tapete de Yoga você usa uma rede de seda suspensa do teto. As aulas de Yoga aéreo são como uma aula de yoga comum, mas suspensa no ar.

Imagem por unsplash.com

Nessa aula você pode fazer as saudações enquanto está suspenso na rede. Algumas aulas se parecem até mesmo com técnicas do circo.

Esse tipo de Yoga ajuda a alongar a coluna e aliviar a pressão nas articulações. Você deixa a gravidade te ajudar.

14. Sup yoga

Uma Técnica nova que está ganhando popularidade entre os praticantes de Yoga ao ar livre. Para ter uma ideia de como é essa técnica, pense numa aula de Yoga Hatha ou Vinyasa só que na água.

O Sup Yoga criado por Sarah Tiefenthaler combina poses do Yoga com uma prancha de surfe no meio da água.

É uma técnica fantástica para desenvolver equilíbrio, mais do que qualquer outro tipo de Yoga. Algumas academias oferecem essa modalidade em piscinas também.

No Sup Yoga as pranchas são ancoradas, então você fica relativamente fixo em um local. Então você não precisa se preocupar com ser levado pela correnteza.

15. Yoga Kundalini

O Kundalini Yoga é ideal para quem quer experimentar o seu lado espiritual do yoga. Trata-se de despertar e liberar energia cósmica que está presa na base da coluna através de uma combinação de movimentos repetitivos, respiração, mantras e meditação.

blank
Imagem por unsplash.com

É bem diferente das aulas típicas de yoga. As aulas de Kundalini são compostas de um mantra no começo, um aquecimento da coluna, um kriya que é uma série específica de poses com controle da respiração, e mediação.

Quem pode fazer Yoga?

Qualquer um pode e deveria fazer Yoga. A prática de Yoga pode ajudá-lo a se encontrar na vida. Ajuda a lidar com o estresse causado por coisas do dia a dia, como fazer compras no mercado, levar os filhos na escola. Também pode ajudar a evitar dor nas costas, nos músculos ou uma lesão, e aumenta sua autoestima.

Mas um dos grandes benefícios de qualquer prática de Yoga não é o beneficio físico – e sim o beneficio mental. O grande ponto alto da Yoga é aprender a ter foco. Pois na Yoga é aprimorado sua atenção, começando com o corpo, e então vai para a mente. Quando você explora mais a fundo a Yoga ao longo dos anos, você começa a perceber os benefícios mentais e espirituais mais amplamente.