Quantos dias faltam para o Enem 2023

O INEP divulgou as datas da próxima edição do exame ENEM 2023. O ENEM 2023 ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro. Faltam apenas dias para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

0
Dias
0
Horas
0
Minutos
0
Segundos
Faltam dias para a 1ª Prova do Enem 2023!

Como se preparar bem para aos provas do Enem? 5 dicas importantes.

Antes de escolher qualquer curso para fazer na faculdade a primeira pergunta que nós fazemos é: como se preparar para o Enem e os vestibulares? A palavra de ordem é organização. De certo modo, a preparação para se fazer o Enem é como se você estivesse numa competição. Isto significa que a ausência de uma estratégia pode ser muito prejudicial. A fim de aumentar suas chances de vencer essa competição, os seguintes aspectos são muito importantes:

  • Organizar seu tempo
  • Obter um bom material de estudo em tempo hábil
  • Adotar uma estratégia de estudo
  • Criar um grupo de estudo
  • Fazer Simulados

 5 Dicas para se preparar melhor para o ENEM

1 – Organize seu tempo

Da mesma forma que o tempo pode ser um aliado na preparação para o Enem ele pode ser o pior vilão. Então a primeira coisa a fazer é evitar esperar até saber a data do Enem para começar a estudar. Assim mesmo antes de você se cadastrar para fazer a prova você já deve começar a estudar.

É normal que à medida que estudamos surjam outras atividades que possam atrapalhar o seu tempo de estudo. Aí que a organização é importante! A organização cuidadosa do tempo disponível vai te ajudar a evitar que outros compromissos se tornem um obstáculo. Algo que pode ser de ajuda é manter um cronograma de estudos.

Planeje seu calendário de estudos

O primeiro passo é verificar a quantidade de material a ser estudada. Em seguida, você precisa obter um calendário e elaborar um cronograma, definindo os dias a serem dedicados ao estudo e o número de horas disponíveis a cada dia. Neste ponto, é possível dividir o material, definindo quanto e o que estudar a cada dia.

O programa deve ser bastante rígido, para que você não chegue na data do Enem com assuntos inteiros deixados de fora por falta de tempo.

Os intervalos são muito importantes

Um dos grandes aliados do estudo com qualidade são as pausas. Se o seu cronograma for muito apertado, você corre o risco de se cansar demais e desistir antes do ENEM. Para passar nas provas você precisa estar preparado, mas não exausto.

Em outras palavras, uma organização ideal do tempo inclui uma série de pausas. Fazer tardes ou dias inteiros para descansar também é fundamental por outro motivo. As pausas são uma espécie de coringa a ser usado quando ocorrerem imprevistos ao longo do trajeto que atrapalhem sua programação. Graças às pausas no calendário, você tem momentos de recuperação a serem utilizados para aliviar os imprevistos e atrasos na preparação.

2 – Tenha um bom material

Para se preparar da melhor maneira possível, você precisa ter um bom material disponível. Desde Apostilas até a provas anteriores. É importante dar uma olhada nas matérias das provas anteriores para se ter uma ideia melhor de como é a prova como um todo.

Uma das grandes vantagens do Enem ser formado por questões múltipla escolha é a possibilidade de você estudar resolvendo provas anteriores. Nesse sentido as provas corrigidas e comentadas são de grande ajuda.

Provas corrigidas e comentadas.

As provas comentadas são essenciais. Elas contêm as perguntas com as respectivas respostas detalhadamente comentadas.  As respostas são acompanhadas de explicações para que seja mais fácil memorizar as alternativas corretas.

3 – Tenha uma estratégia de estudo

Qual estratégia de estudo adotar para conseguir uma boa colocação no ENEM? O melhor é sempre alternar entre estudo e revisão. Para evitar que sua memória esqueça coisas importantes, é melhor estudar e revisar ao mesmo tempo. Desta forma, os conceitos ficam mais gravados na sua mente do que no método clássico de revisão apenas no final. Ou seja, antes de iniciar a sessão de estudo com os novos tópicos, é importante programar um certo tempo para a revisão.

A poucos dias do ENEM, é importante adotar uma estratégia de revisão inteligente. O que isso significa? Como resta pouco tempo até a prova é bom fazer uma pequena análise do seu nível de preparação a fim de identificar lacunas de conhecimento. Há sempre tópicos que você se aprofundou mais e outros nem tanto. Como se comportar nestas situações? Quando o tempo é curto, não vale a pena tentar aprender as matérias que você não estudou.

Se alguém adotar este método, corre o risco de ficar sem o tempo para rever as informações que foram estudadas em maior profundidade.

A estratégia mais vantajosa é rever calmamente os tópicos com os quais você está mais familiarizado e dedicar o tempo restante àqueles com os quais você está menos familiarizado.

4 – Forme grupos de estudos

O estudo com outras pessoas motivadas a irem bem na prova acelera a sua preparação. Em outras palavras, é muito útil criar grupos de estudo com os quais se possa rever e, acima de tudo, abordar os tópicos mais difíceis. Se algo se mostrar difícil demais de entender, sozinho você pode perder tempo demais tentando aprender por conta própria.

Estudar em grupo, por outro lado, permite que você confie nos outros para te ajudar com suas dúvidas e, ao mesmo tempo, ajudar outras pessoas a resolverem quaisquer dúvidas. Em outras palavras, preparar a competição em grupo permite aplicar o método ensinar para aprender.

Para explicar aos outros, é necessário utilizar uma linguagem simples, dar exemplos e expressar conceitos em suas próprias palavras para que sejam mais fáceis de entender. Este processo, no qual você desempenha o papel de ‘professor’, ajuda muito na memorização. Você não ode ensinar algo para as pessoas sem antes dominar o assunto muito bem.

 5 – Faça simulados

As provas em geral envolvem uma série de regras, incluindo o tempo limitado. A preparação é importante, mas a capacidade de realizar a prova no tempo previsto também é crucial. Os simulados do ENEM ajudam a treinar para completar a prova no prazo determinado, permitindo assim que a ansiedade seja controlada.

Especialmente no ENEM que é uma prova de múltipla escolha os simulados são fundamentais. Pois para passar na prova é preciso saber pensar rapidamente.  Muitas vezes a resposta não vem imediatamente e a memória precisa da ajuda do raciocínio. Quando você treina bastante o seu raciocínio fica mais rápido para situações semelhantes, com isso você consegue resolver as questões muitos mais rápidas.

Espero que essas dicas ajudem você a ir bem no ENEM 2023 e a garantir a sua vaga tão deseja. Não deixe de conferir outras dicas de crescimento pessoal no blog!