Refletir sobre a vida para o desenvolvimento pessoal

Às vezes deparamos com pessoas com olhar longe e vazio refletindo na vida. Até mesmo nós muitas vezes ficamos do mesmo jeito refletindo na vida. Infelizmente para alguns refletir sobre a vida acaba se tornando algo negativo. Por que?

Porque essas pessoas pensam nas metas que não conseguiram alcançar, se comparam com outras pessoas bem sucedidas, mas elas não fazem nada para mudar. Na verdade, algumas pessoas até colocam na cabeça que é impossível ela atingir o que tanto almeja. 

Refletir sobre a vida no ponto de vista do desenvolvimento pessoal serve para ajudar a você e a qualquer um a atingir seus objetivos. Tal reflexão deve ser acompanhada dum profundo senso de honestidade e verdade.  Refletir sobre a vida deve ser algo íntimo e pessoal, ou seja, você não deve se comparar com outras pessoas.

Neste Post você verá:

Refletir sobre a vida e seus fundamentos para o sucesso

Refletir sobre a vida deve se basear em 3 fundamentos simples. Em síntese você deve saber onde você está para onde quer ir e aceitar as mudanças. São fundamentos simples mas que fazem o processo de refletir sobre a vida algo benéfico e que traz resultados positivos.

Onde você está agora?

Fonte: Pixabay

Você precisa entender bem a sua situação atual. Por exemplo, se você quer saber como sua saúde está, pergunte-se.

Como eu me sinto quanto a minha saúde? Tenho hábitos saudáveis? O que eu estou fazendo que me ajuda ter uma boa saúde? Que partes tenho que melhorar?

Entender onde você está agora é uma passo fundamental para o desenvolvimento pessoal. Você precisa ter consciência da sua situação atual. Você pode até mesmo saber onde você gostaria de estar mas se você não admitir a sua situação atual nada vai mudar na sua vida.

Então o primeiro passo para refletir sobre a vida segundo o desenvolvimento pessoal é reconhecer onde e como sua situação está neste momento. Não tem problema se você não faz ideia de como alcançar seus objetivos, errado é você mentir para si mesmo dizendo que está tudo bem.

Embora seja fácil falar sobre reconhecer sua situação atual o difícil é aceitar isso. É difícil aceitar que você está acima do peso porque não possui hábitos saudáveis. É difícil aceitar que você escolheu a carreira errada. É difícil olhar no espelho e perceber que você não é a pessoa que gostaria de ter se tornado.  

No TED TALK abaixo Andrew Solomon fala sobre como os piores momentos nos fazem ser o que somos. Com certeza vale a pena assistir, pois é um grande aliado no processo de refletir sobre a vida.

Mas não perca a vontade de desenvolver-se pessoalmente. Você pode mudar! Abra seus olhos e olhe ao redor. Reflita sobre o que você gosta na sua vida e o que não gosta. Ninguém é um caso perdido. Você pode alcançar todas suas metas se seguir os princípios do desenvolvimento pessoal.  

Onde você gostaria de estar?

Fonte: PixaBay

A medida que você sabe onde você está você pode determinar para onde você quer ir. Você precisa compreender o que você está tentando alcançar, entender o quão bem você está indo e saber o que fazer para seguir em frente. 

Então você precisa estabelecer metas realísticas que o ajudarão a se manter motivado.

Você consegue imaginar uma maratona na qual possui um ponto de início mas que não possui uma linha de chegada? Não faz sentido algum isso, não é? É verdade, então por que viver nossas vidas sem estabelecer metas bem direcionadas?

Estabelecer metas é fundamental para alcançar seus objetivos e se manter motivado. Nessa jornada é importante que você estabeleça metas bem determinados que o ajudarão a alcançar seu objetivo, o desenvolvimento pessoal. 

Em poucas palavras objetivo é aonde se quer chegar, já as metas são pequenas atividades específicas realizadas de forma regular para se alcançar um objetivo.

As metas precisam ser Específicas, mensuráveis e Realistas: 

  • Específicas: Precisam ter data de início e fim. E você precisa saber exatamente o que você quer.
  • Mensuráveis: Precisam ser mensuráveis. Isto é, você precisa determinar uma condição que se atingida a meta foi alcançada.
  • Realistas: Precisam ser realistas. De acordo com sua agenda , habilidades e limitações você precisa ser capaz de alcançá-las. 

E podem ser divididas entre metas de curto, médio e longo prazo. 

É importante que você escreva seus objetivos e todas as metas para alcançá-los. Escreva pequenas metas num quadro onde você pode ver diariamente. Reveja suas metas e objetivos, além disso,estabeleça um data para rever suas metas.


Mude e Continue Mudando

Fonte: pixabay

Após você determinar o que está errado na sua vida e saber para onde você quer ir, você precisa mudar. Este seja talvez uns dos passos mais difíceis.  Você precisa ter coragem para mudar o que você estava fazendo de errado. Coragem para aceitar as críticas do outros. 

Ao fazer isso, pode surgir arrependimentos. Talvez passe a pensar em quanto tempo tenha feito as coisas do jeito errado. Mas perder tempo pensando no passado é uma armadilha, pois dessa forma você perde o presente e o futuro. 

Você não pode mudar o que você fez no passado. A única coisa que você tem controle agora é como viver o seu presente e a sua vida no futuro. 

Encare seus medos, não deixe seus medos impedirem o seu desenvolvimento pessoal. Medo são coisas da nossa cabeça e não são reais, na verdade, nós que os tornamos reais. Tome o controle da sua vida e decida como você vai viver ela.

Aceite a si mesmo, a única pessoa capaz de mudar sua vida é você. Pode ser que você encontre pessoas que não gostem de você, que tentarão te desanimar e vão te rejeitar. Aceitar quem você é o ajudará a seguir em frente e a alcançar o desenvolvimento pessoal.

Por fim, continue mudando. Mudanças envolve sair da zona de conforto, fazer coisas que você não gostava antes para crescer pessoalmente. Mas com o tempo, se você não continuar mudando pode voltar para  a zona de conforto e frear o seu desenvolvimento pessoal.

Então sempre faça uma autoanálise e continue mudando e melhorando. Para isso leia livros, assista especialistas e converse com pessoas experientes no desenvolvimento pessoal, aprenda com elas e veja o que você pode absorver das atitudes delas.

Conclusão

Refletir sobre a vida é um importante passo do desenvolvimento pessoal. Se refletir sobre a vida será uma ação benéfica ou não depende de você. Tenha em mente que este artigo é apenas uma introdução ao processo de desenvolvimento pessoal. Não deixe de ler o artigo O que é o desenvolvimento pessoal que além de introduzir o tema, fala sobre mais alguns princípios do desenvolvimento pessoa, outra ajuda é o texto como ser um pessoa melhor.

Se tiver alguma duvida não deixe de entrar em contato. Abraços !

Categorias Pessoal