Como ser uma pessoa melhor

Essa é uma busca constante de muitas pessoas, como ser uma pessoa melhor ou como extrair a melhor versão de si mesmo. Talvez você tenha percebido coisas na sua vida que o impedem de ser uma pessoa melhor. 

E já tenha até mesmo tentando mudar mas não obteve sucesso. Felizmente este artigo irá te ajudar com isso. Muitas pessoas já passaram pela mesma situação e conseguiram vencer seguindo alguns princípios. Este artigo irá considerar alguns destes princípios

Neste artigo você verá:

As quatro partes do desenvolvimento pessoal

Para ser uma pessoa melhor você precisa se desenvolver pessoalmente. Você precisa seguir os princípios do desenvolvimento pessoal para melhorar a sua qualidade de vida e a você como pessoa. 

O desenvolvimento pessoal é baseado em quatro partes fundamentais as quais são: físico, mental, emocional, espiritual.

Fonte: Autor

Nós precisamos dar muita atenção a cada uma delas senão nossa vida entra em modo de piloto automático. Você apenas anda, respira, come mas não se torna uma pessoa melhor. Uma vida com qualidade depende de darmos atenção ao desenvolvimento dessas partes do desenvolvimento pessoal. Mas qual o significado de cada uma dessas partes?

Ser uma pessoa melhor desenvolvendo o físico

As pessoas em geral dão muita atenção para a aparência.  Entenda o físico não só como aparência mas também como seu corpo e a sua saúde. A mente e o corpo andam juntos. Por isso é fundamental que nossa mente esteja bem para que isso se reflita em nosso corpo.

E importante cuidarmos da saúde do nosso corpo. Você tem um programa de exercícios? Senão procure ter um e siga a risca esse plano. Também preste atenção a sua alimentação. Evite comer coisas que não são saudáveis(junk foods). Leia livros e veja vídeos de especialistas e estabeleça um bom programa de alimentação saudável para você. 

Além disso o nosso físico envolve nossa aparência. Em geral, as pessoas não só observam nossa aparência como também nos julgam por ela. É verdade que nossa aparência transmite uma mensagem para as pessoas.

Por isso, nós devemos cuidar bem do nosso corpo se queremos ser uma pessoa melhor. Mas você não deve cuidar da sua aparência apenas para agradar aos outros. Você deve cuidar da sua aparência  para se sentir bem com si mesmo a ponto de desenvolver confiança.

Lembre-se

Cuide da sua saúde e da sua aparência. Se alimente bem, faça exercícios, durma o suficiente para se tornar uma pessoa melhor.

Ser uma pessoa melhor desenvolvendo a Mente

Diferente do físico que trata da sua parte externa a Mente está relacionado apenas ao seu interior. As experiências que temos ao longo da nossa vida constroem e alimentam a nossa mente.

Assim como nosso físico, a mente pode ser alimentada com coisas boas ou ruins. E mais que isso a nossa mente pode ser exercitada ou estar num estado de sedentarismo. Por isso é importante você nutrir sua mente com coisas que irão ajudar a você ser uma pessoa melhor. Há uma playlist no site do TED TALK que se chama como ser alguém melhor (How to be a better you- Titulo original) com certeza, irá ajudar você na sua jornada.

Além disso, é importante você desenvolver bons hábitos. Estes bons hábitos vão lhe possibilitar ter a disciplina para melhorar como pessoa. A medida que você for construindo bons hábitos retire da sua vida hábitos ruins e prejudiciais. Um bom hábito, por exemplo, seria ler um pouco todos os dias. 

Por fim não pense coisas negativas sobre si mesmo ou sobre seu futuro. Não podemos desperdiçar nossa energia pensando em coisas ruins. Este tipo de atitude prejudica a você ser uma pessoa melhor e diminui sua autoestima. Ao invés disso pense em como você vai alcançar suas metas e quais serão suas próximas metas.

Lembre-se

Alimente sua mente com coisas boas, estabeleça bons hábitos. Evite pensar coisas negativas sobre si mesmo.

Ser uma pessoa melhor desenvolvendo o Emocional

Muitas pessoas não demonstram suas emoções. Isso as impede de desenvolver a sua maturidade emocional prejudicando o seu próprio desenvolvimento para se tornar uma pessoa melhor. A própria sociedade impõe essa repressão das emoções.

 Por exemplo, quando éramos crianças provavelmente ouvimos: “Se você não parar de chorar, eu vou dar um motivo para você chorar com gosto”. Essa e outras frases dominam a sociedade e são ditas muitas vezes por pais, professores, amigos e etc.

Como dito ignorar nossas emoções faz com que nos tornemos pessoas emocionalmente imaturas. E por não entender nossos sentimos muitas vezes queremos jogar a culpa em outras pessoas, como se não tivéssemos nenhuma responsabilidade pelas coisas que acontecem conosco.

A verdade é que independente das situações que nós tenhamos passado, nós somos os principais responsáveis de como nós estamos agora. Então, por exemplo, se sua conta bancária está no negativo, não culpe seus pais, seu cônjuge ou qualquer outra pessoa.  Reflita sobre onde você errou e como vai corrigir sua situação. Dessa forma você irá alcançar a maturidade emocional e se tornará uma pessoa melhor.

Lembre-se

Desenvolva a maturidade emocional, não culpe os outros pelos seus problemas. Assuma a responsabilidade dos seus problemas e da sua vida.

Ser uma pessoa melhor desenvolvendo a Espiritualidade

Muitos relacionam Espiritualidade com religião. Mas na realidade a religião nos ajuda a desenvolver um lado espiritual. Ou pode nos levar no sentido oposto.  Espiritualidade está relacionado a uma parte interna de nós mesmo que não depende de dogmas e é baseada no amor. 

Uma parte que vai além do físico, mente e emoções. Cada pessoa faz sua jornada individual e única para cultivar o seu ser espiritual – as ideias, crenças e autoconsciência. 

Espiritualidade e valores éticos vão ser uma base forte para você se desenvolver como pessoa e a alcançar os seus objetivos. É um campo muito pessoal e você deve procurar o que funciona nesse sentido para você.

Lembre-se

Desenvolva sua espiritualidade e os seus valores éticos pois estes serão uma base sólida para você ser uma pessoa melhor.

Essas 4 características são como um quebra cabeça. Você não pode desenvolver apenas uma ou duas delas. você precisa desenvolver todas essas qualidades para ser uma pessoa melhor. 

Qual a importância de ser uma pessoa melhor

Quando você é uma pessoa melhor você vai poder obter o sucesso. O sucesso não é apenas no sentido financeiro. Na verdade, para cada pessoa o sucesso vai ter um significado diferente, ou seja, vai variar de forma e tamanho. Por exemplo, pode ser fazer o bolo perfeito de chocolate, gravar um disco de musica, passar em algum concurso.

Outro ponto sobre a importância de ser uma pessoa melhor é que isso vai lhe ajudar a continuar seguindo em frente apesar das dificuldades. Quando nós paramos de tentar, quando paramos de tentar ser uma pessoa melhor nós falhamos, o que nos desanima.

No TED TALK a seguir, Richard St. John fala sobre este assunto.

Modos de obter sucesso na vida 

Há muitos fórmulas mágicas na internet de como obter sucesso na vida. Se elas funcionam ou não é difícil determinar. Mas o meio mais eficaz de obter sucesso na vida é sendo uma pessoa melhor.

Para isso você precisa aprender sobre desenvolvimento pessoal. No artigo O que é desenvolvimento pessoal é explicado as maneiras de como se desenvolver. Como falado no vídeo acima o sucesso é uma jornada continua.

Você só vai alcançar o sucesso se você não parar de trabalhar duro e continuar seguindo mesmo depois de algo dar errado. Para isso, adquira os princípios do desenvolvimento pessoal. Melhore sua mente, corpo, emoções e espiritualidade.

Categorias Pessoal