O que é desenvolvimento pessoal?

Apesar das promessas de resultados “rápidos e fáceis” o crescimento pessoal não é algo fácil e simples. A verdade é que o desenvolvimento pessoal exige trabalho duro, coragem e autodisciplina. As pessoas que fantasiam que o desenvolvimento pessoal é algo que não exige esforço e não conseguem alcançar seus objetivos.

Neste artigo você verá:

O desenvolvimento pessoal faz com que as pessoas possam crescer como seres humanos. A medida que você ler este artigo verá alguns princípios simples do crescimento pessoal, além disso, como o desenvolvimento pessoal pode melhorar a sua saúde, relacionamentos, carreira, finanças e a você como pessoa.

O que é desenvolvimento pessoal

O Desenvolvimento Pessoal é um processo que garante a melhoria da qualidade de vida e desenvolve as qualidades pessoais de cada um. Inclui atividades que potencializam sua consciência e identidade, desenvolvem  seus talentos, melhora sua qualidade de vida e contribui para realização das suas aspirações e sonhos. 


Desenvolvimento Pessoal e Profissional – Fonte: Pixabay

Imagine que existam diversas barreiras que impedem você de alcançar suas metas. Tais barreiras podem ser medo, dificuldades financeiras, problemas com peso, problemas no seu ambiente de trabalho e assim por diante. Então o desenvolvimento pessoal é um meio de você quebrar essas barreiras e deixar o caminho livre para que sua vida seja mais fácil e você possa alcançar seus objetivos.

O Desenvolvimento pessoal não é apenas um meio de resolver problemas, ao invés disso, é um meio de crescer pessoalmente. Um meio para ter qualidade de vida, para sair da zona de conforto e alcançar seus objetivos. O desenvolvimento pessoal deve afetar as quatro principais qualidades dos seres humanos as quais são: Fisicamente, Mentalmente, Emocionalmente e Espiritualmente. Para uma análise detalhada leia o artigo Como ser o uma pessoa melhor.

Princípios do desenvolvimento Pessoal

Assim, se você deseja desenvolver bons hábitos, progredir na sua carreira, ganhar mais dinheiro, melhorar sua saúde ou relacionamentos. Então definitivamente você precisa passar pelo processo de desenvolvimento pessoal! 

Princípios do desenvolvimento Pessoal
Pilares do desenvolvimento Pessoal – Fonte: Autor

O desenvolvimento pessoal se baseia em três princípios estes são: Reflexão,Aprendizado, Amor. É verdade que outros autores possam ter outra visão, apesar disso, os resultados serão os mesmos, o seu crescimento pessoal.

Desenvolvimento Pessoal e o Princípio da Reflexão

O Princípio da reflexão mencionado, logicamente não é mesmo aplicado na física. Entenda reflexão no sentido figurado, isto é, análise detalhada sobre si próprio. Esta reflexão não envolve se comparar com outros, é uma análise pessoal.

Desenvolvimento Pessoa e a Reflexão
Desenvolvimento Pessoal envolve refletir – Fonte Pixabay

A Reflexão sobre si têm de ser acompanhada da honestidade. Pois você não conseguirá resolver problemas se você não admitir que eles existem. Como você vai atingir o sucesso na sua carreira se você não admitir que seu trabalho atual não é bom para você? Como você vai melhorar sua saúde se você não aceitar que seus hábitos atuais não são nada saudáveis?

Quando você reflete sobre si mesmo e aceita com honestidade sua situação então o processo de desenvolvimento pessoal passa a acontecer. É verdade que você não vai mudar de um dia para o outro mas você passa a caminhar no sentido correto. No artigo Refletir sobre a vida para o desenvolvimento pessoal há uma análise detalhada sobre este princípio, vale a penar conferir.

Lembre-se

Reflita sobre si mesmo com honestidade. Aceite seus erros, determine onde você gostaria de estar, mude e continue mudando.

Desenvolvimento Pessoal e o Princípio do Aprendizado

Todas crianças tem uma vontade inata de aprender. Elas estão sempre perguntando sobre diversos assuntos. Mas alguns quando envelhecem param de aprender por achar que já sabem de tudo, isto é um grande inimigo do desenvolvimento pessoal. Mas veja, não importa o quão experiente você seja, sempre há coisas novas para aprender. 

Desenvolvimento Pessoal depende do aprendizado continuo – Fonte: Pixabay

Normalmente pessoas que acreditam que já sabem de tudo na realidade entendem de poucas coisas. A chave para o desenvolvimento pessoal é ser curioso e criativo. Envolve gastar tempo com coisas que você gosta e que contribuem para seu desenvolvimento pessoal.

Em geral, nós podemos aprender de experiências pessoais e das experiências de outras pessoas. Então abrace novas experiências, mesmo que você nunca tenha vivenciado elas antes, pois isso vai acelerar o seu desenvolvimento pessoal. Quando passamos por novas experiências nossa mente entra no modo de aprendizado.

Leia livros com temas diferentes do que você já está acostumado, leia os bons livros sobre desenvolvimento pessoal. Mas apenas ler não é o suficiente, você precisa também seguir as dicas destes livros! 

Veja a lista com os 12 melhores livros sobre desenvolvimento pessoal. São excelentes livros de autores renomados, com certeza esses livros vão te ajudar.

Aprenda da experiência de outras pessoas, converse com pessoas que antes você evitava. Converse com pessoas mais experientes, muitas delas poderão acrescentar no seu desenvolvimento pessoal com suas experiências.

Sempre viva nova experiências, se arrisque. Se você continuar seguindo as mesmas coisas que fazia dificilmente você vai conseguir se desenvolver pessoalmente. Então ao estabelecer rotinas explore novas experiências e não tenha medo de errar. O erro e o aprendizado são importantes para o desenvolvimento pessoal.

Lembre-se

Aprenda das suas experiências quer elas sejam bem sucedidas ou não. Aprenda também das experiências de outras pessoas. Se arrisque e viva novas experiências.


Desenvolvimento Pessoal e o Princípio do Amor

Muitas vezes nós relacionamos a palavra Amor ao sentido romântico. Mas para o desenvolvimento pessoal entenda amor como o sentimento que nos leva a criar conexões com as coisas que gostamos. 

As nossas conexões são importantes para o nosso desenvolvimento – Fonte: Pixabay

Todos os momentos nós estamos fazendo conexões com pessoas, lugares ou atividades. E se essas conexões vão ser criadas depende totalmente de nós. Pelas nossas ações nós decidimos se vamos nos conectar ou não. Ao chegar em casa você vai conversar com sua esposa ou se conectar a televisão? Você vai manter uma alimentação saudável ou vai se conectar com comidas não saudáveis (junk food). Nas férias você vai para o lugar de sempre ou vai se conectar a um lugar novo?

Quando você se conecta com algo você decide não se conectar com as outras possibilidades. Além disso, você precisa lidar com as consequências da conexão, quer elas sejam boas ou ruins. Por exemplo, se você resolveu se conectar com uma alimentação não saudável umas das consequências é o aumento de peso.

Cabe a você decidir quais conexões que o ajudam no seu desenvolvimento pessoal e o que te torna fraco. Vale a pena repetir que as conexões que fazemos tem uma profunda influência na nossa vida. Se nos conectamos com pessoas negativas o nosso desenvolvimento pessoal será afetado. Se nos conectamos com atividades negativas o nosso desenvolvimento pessoal também será afetado.

Lembre-se

Ame as coisas que te fazem bem. Não se conecte com atividades ou pessoas que vão atrapalhar seu desenvolvimento pessoal.

Por que é importante desenvolvimento pessoal 

O desenvolvimento pessoal é importante para nós pois se não continuarmos nos aprimorando continuamente nossa qualidade de vida irá decair. Como a vida está sempre mudando para atingirmos nossos objetivos e metas o desenvolvimento pessoal é fundamental.

Como dito o Desenvolvimento pessoal nos ajuda a remover as barreiras e os limites e a alcançar o melhor de nós mesmos, quer seja das nossas experiências, nosso crescimento ou contribuições que fazemos.

Quando focamos o desenvolvimento pessoal em nossas vidas, nós passamos a caminhar em direção ao lugar que nós gostaríamos de ocupar pessoalmente. É por isso que o desenvolvimento pessoal é tão importante. 

Benefícios do desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal possibilita você a alcançar diversos benefícios. Alguns deles estão listados abaixo:

1 – Dá um senso de propósito

Faz você ter uma ideia clara de onde você está e de onde você quer ir dando a você um sentido claro de direção.

2- Mostra no que você é bom.

A medida que você aprende das suas experiências e das de outras pessoas e aprende continuamente. Isto possibilita a você ver no que você é bom e no que você precisa melhorar

3 – Melhorar sua satisfação no trabalho

Você passa a ter satisfação no trabalho e passa a crescer na sua carreira. Você passa a enxergar mais do que apenas trabalhar e ir para casa, você passa a ver o trabalho como uma maneira de desenvolver-se o que te torna mais motivado.

4- Torna você mais competente para lidar com os desafios da vida

O desenvolvimento pessoal dá uma visão clara para a pessoa sobre como ela é internamente, suas forças e fraquezas, dessa forma a pessoa pode aprimorá-las. 

5 – Motivação e Satisfação

O desenvolvimento pessoal te capacita a estar onde você gostaria de estar. Isto é, atingir suas metas. O que torna você motivado e o deixa satisfeito.


Não deixe nunca de estudar sobre desenvolvimento pessoal pois é um processo contínuo e sem fim. Leia e estude muito, os 10 melhores livros do desenvolvimento pessoal são sensacionais.

Pesquise mais conteúdo nesse blog e em outros. Veja vídeos de especialistas, no site do Ted Talk tem uma playlist muito boa sobre desenvolvimento pessoal. Abaixo segue um vídeo desta playlist, onde Alain de Botton analisa os nossos conceitos sobre falha e sucesso.

Espero que você consiga se desenvolver e atingir os seus objetivos. Caso tenha dúvidas entre em contato. Abraços.

Categorias Pessoal