O que significa PNL e para que serve?

A Programação Neuro linguística (PNL) também conhecido como Neuro-Linguistic Programing (NLP) está se tornando muito popular hoje em dia. De fato, a PNL tem mudado a vida de muitas pessoas.

O termo PNL é muito conhecido no meio corporativo. Muitas vezes usado como técnica de venda e apresentação de produto. Também é comum ver conquistadores e sedutores falando sobre PNL e usando seus princípios para a sedução. Mas afinal de contas, o que significa PNL e porque é importante?

Neste artigo você verá:

  • O que significa PNL
  • Para que serve PNL
  • Como a PNL pode me ajudar
  • Técnicas de PNL
  • Como aprender mais sobre PNL

O que significa PNL?

Falar o que PNL significa não é algo tão trivial. Para diferentes pessoas ela pode ter um significado diferente. Segundo o Wikipedia Pnl significa

“uma abordagem pseudocientífica que visa aproximar comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia.”

Em outra palavras, podemos definir que PNL significa um método de influenciar nosso comportamento cerebral através da linguagem ou outro meio de comunicação que te habilita a reprogramar seu cérebro.  

Quando analisamos o significado literal de cada palavra, fica ainda mais fácil para entender:

Programação: Podemos fazer uma analogia a programação de computadores. Os programadores controlam o comportamento de programas de computadores através de códigos. O Programa só vai fazer aquilo que ele foi programado para fazer. Analogamente o nosso comportamento é determinado pelos códigos que armazenamos na nossa mente. Nós usamos nossos padrões de pensamentos e comportamento para tomar decisões, aprender ou resolver problemas.

Neuro: Está relacionado ao nosso sistema neurológico. Todas as nossas experiências, tudo que vemos ou ouvimos são interpretados pelo nosso sistema neurológico.

Linguística: Está relacionado a linguagem e a comunicação. Em PNL a linguística analisa como a maneira como falamos influencia nossa mente e comportamento.

Assim, em termos ainda mais simples o significado de PNL é “um Manual para nosso cérebro”. Um manual que nos permite controlar nossos pensamentos e comportamento para atingir os nossos objetivos.  Mas será mesmo possível controlar ou reprogramar nosso cérebro?

Imagine o seguinte, você fez uma viagem longa para visitar um amigo. Essa foi uma viagem de 12 horas e durante esse período você não comeu nada. O dia está muito quente. Quando você chega lá, esse amigo te dá uma limonada bem gelada. Você é capaz de sentir o gelado em suas mãos. Então ele o convida para se sentar na cozinha enquanto ele está terminando de preparar o almoço. Você sente o cheiro bom da comida e consegue identificar que ele preparou o seu prato favorito, lasanha. Então você sente uma brisa gelada entrando pela janela e refrescando você. Então seu amigo o convida para comer, ao cortar a lasanha e colocar em seu prato você tem dificuldade para cortar o queijo que acaba esticando. E você também consegue perceber que o molho foi muito bem feito, e ele não poupou ingredientes.

Apesar de ser apenas uma historinha, você não consegue evitar de sua boca salivar ou a vontade de comer. Quando você leu a palavra limão ou lasanha seu cérebro começou a trabalhar. As palavras que você leu, falou para seu cérebro que tinha uma limonada e uma lasanha bem preparada na sua frente e ele respondeu de acordo com esse estímulo. 

Quando nós ouvimos uma música triste isso dispara em nós uma emoção que muda o nosso estado mental, isso pode durar apenas alguns instantes ou estragar o seu dia todo. Portanto, fica fácil perceber que as coisas que colocamos na nossa mente nos influenciam. Mas para que serve a PNL?

Para que serve a PNL?

As habilidades que a PNL o ajuda a desenvolver são importantes para  você aprender a lidar com o seu comportamento e lidar com as outras pessoas. A PNL ajuda na comunicação, ao lidar com conflitos, gestão de equipes ou projetos, atingir suas metas e objetivos e assim por diante. 

O seu grau de sucesso na vida será determinado pela forma como você programa a sua mente. Se você possuir padrões de pensamentos e mapas mentais adequados você conseguirá interpretar melhor o que acontece na sua vida. É interessante que nossa percepção da vida não depende das coisas que nos acontecem, e sim, da forma como interpretamos.

Assim, se você continuar seguindo ações mentais inadequadas. Como pensamentos de inferioridade, incapacidade, tristeza ou sentimentos semelhantes os resultados da sua vida vão ser de acordo com esses padrões que você estabeleceu. Por exemplo, depressão, perder o emprego, não conseguir um relacionamento, não ter amigos e etc.

Como a PNL pode me ajudar

Você já deve ter entendido a capacidade que a PNL tem para nos ajudar a entender e manipular nossa mente através de técnicas bem elaboradas. Assim, vamos imaginar um exemplo prático.

Digamos que você tenha pensamentos negativos sobre seu chefe. E ao pensar nele um sentimento de ansiedade domina você. Geralmente, quando algo nos causa um sentimento negativo, nós os vemos maiores, mais perigosos e ameaçadores do que eles realmente são. Em outras palavras transformamos uma simples pedra no nosso caminho em uma montanha.

Uma técnica prática na PNL seria, antes de você encontrar seu chefe vá a uma sala reservada e silenciosa.  Quando você pensa no seu chefe qual a primeira coisa que lhe vem à mente? Você o enxerga grande ou pequeno? Na maioria das vezes seu chefe vai parecer grande e intimidador nos seu pensamentos. Isso é um processo natural da nossa mente, produzir o medo através de situações ameaçadoras para nos proteger. Porém isso não é útil no local de trabalho.

Então comece a imaginar que seu chefe está se distanciando e ficando cada vez menor. A medida que ele fica mais distante as cores vão sumindo e ele fica preto e branco. Agora, veja que ele se tornou um desenho animado. E ele passa fazer sons típicos de desenhos animados. Ele passa a correr atrás de um ratinho igual ao desenho Tom and Jerry e você está tentando não rir.

Quando manipulamos a representação do nosso mundo, nós podemos mudar nossos sentimentos e nos dar novos recursos para lidarmos com qualquer situação intimidadora. Essa cena que criamos, podemos sempre repeti-la. Imaginar que ela acontece acelerada ou em câmera lenta. Essa técnica se chama interrupção de padrão. Ela ajuda a desvincular ou desequiparar sentimentos negativos e mudar o como vemos uma pessoa.

Está é apenas uma técnica da PNL. O número de ferramentas e técnicas da PNL são praticamente ilimitados.  A seguir mostro algumas das técnicas mais populares.

Técnicas de PNL

  1. Padrão Swish: Remover um pensamento indesejado ou padrão de comportamento e substituir por um pensamento ou comportamento adequado e positivo. Pode ser usado para problemas como parar de fumar, controle de raiva, medo de falar em público, autoconfiança e autoestima.
  2. Intenção positiva: Envolve você transformar uma auto-sabotagem em algo bom. Inclui descobrir o objetivo ou a intenção positiva em algo que te limita. Por entender que atrás de um comportamento negativo e destrutivo há uma intenção positiva você pode usar a crítica ou comportamento como aprendizado e se comprometer com a melhora, poupando a energia que gastaria com pensamentos ou sentimentos negativos.
  3. Reformulação: Consiste em você substituir uma palavra ou afirmação de maneira que a expressão tenha um significado semelhante com implicações diferentes. Por exemplo, ao invés de falarmos “É caro demais para mim” dizemos “hoje não posso comprar”. Essa simples mudança de palavras leva a nossa atenção de que num futuro poderemos comprar o que queremos.
  4. Padrão de Perdão: Se livre de ressentimentos que podem minar sua energia criativa. Quando ficamos com as mão e os braços para o alto no começo é algo fácil mas depois de alguns instantes se torna insuportável manter a posição, assim da mesma forma, o ressentimento com o tempo drena as nossas energias.
  5. Antecipar o Futuro: Criar um quadro mental ou um ensaio mental de determinada situação futura, de modo a garantir que a situação ocorra de maneira natural conforme o esperado.

Aprenda mais sobre PNL

Como dito e você deve ter reparado o campo de estudo da PNL é vasto. Há muito material na internet e livros sobre o assunto. Neste blog você encontrará diversas indicações de livros sobre PNL. Não deixe de estudar também sobre desenvolvimento pessoal, o artigo O que é Desenvolvimento Pessoal mostra a importância de entender o significado e aplicar o desenvolvimento pessoal no dia a dia. Seguir os princípios do desenvolvimento pessoal alinhado com as técnicas da PNL vão potencializar o alcance dos seus objetivos. 

 Além disso, há um Curso Gratuito sobre PNL para quem possui o Kindle Unlimited, este curso inclui três livros, os quais são:

Para quem não possui o Kindle Unlimited o preço está com desconto

Outro material significativo para quem quer mergulhar nessa área é o Curso Practitioner PNL do Instituto Tera. Um curso que faz você mergulhar em PNL, te ajudando a ter uma visão mais alinhada do mundo. Fazendo você construir padrões de pensamentos que vão ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Ideal para quem quer mudar habitos, aprender estratégias de motivação, negociação e resolução de conflitos e assim por diante. O instituto Terá disponibiliza 3 aulas gratuitas para aqueles que querem conhecer, segue o link abaixo vale a pena testar. 

Três aulas gratuitas sobre PNL do Instituto TERA

Categorias Pessoal