O que fazer quando algo ou as pessoas te magoam

Quando as pessoas que não conhecemos falam coisas para nos ferir e magoar isso pode nos deixar chateados. Mas quando isso parte de um amigo ou alguém próximo, isso nos magoa profundamente. Pois nunca esperamos que alguém próximo possa nos fazer isso. Mas qual o segredo então para se sentir bem quando alguém nos magoar?

Quando alguém fala algo que te machuca e o deixa chateado e ansioso o problema não está no que a pessoa falou e sim em como você ouviu. Se você não consegue aproveitar uma música de boa qualidade pois está pensando em alguma frase que alguém falou sobre você, ou se você não consegue conversar com sua família por estar chateado e triste com aquela pessoa que disse coisas absurdas sobre você, o problema está em você. Mas como assim?

Não deixe que outros te magoe e assuma o controle da sua realidade

As pessoas têm o direito de ter opiniões sobre você e expressá-las, mas você não precisa fazer com que as palavras delas se torne sua realidade.

Na verdade, a opinião que elas têm sobre você é um problema delas e você não precisa e não deve transformá-lo em seu problema. 

O que as pessoas falam ou pensam de você não muda sua realidade, não mudam quem você é. Se você é alguém carinhoso com todos então continue sendo mesmo que outros não entendam. Se você é uma pessoa determinada a alcançar seus objetivos continue assim mesmo que outros o julguem por isso e digam coisas ruins sobre você.

Do mesmo modo, que as pessoas podem falar o que querem, você tem o direito de escolher o que você vai escutar. É verdade que talvez você seja  obrigado a ouvir, por que afinal de contas você nunca sabe quando alguém vai dizer algo que te magoa. Mas existe uma grande diferença entre ouvir e escutar.

Quando ouvimos algo não significa que demos atenção ou que isso tenha ficado registrado em nossas mentes. Ouvir está relacionado apenas ao nosso sentido de audição. Agora se vamos escutar, ou seja, dar atenção ao que é falado e gravar na nossa mente depende exclusivamente de nós.

Mas algumas vezes, o que alguém nos fala pode sim servir de ajuda em alguma particularidade do nosso desenvolvimento pessoal. Nós devemos analisar profundamente a motivação da pessoa e o que ela está nos dizendo. Como dito, nós devemos analisar, então se você achar que na verdade o que foi dito não serve para você ou o objetivo foi te magoar, apenas esqueça, não escute apenas ouça o que ela diz. Seja educado.

Aceite as mudanças em sua vida

Você é o principal agente da sua vida. Para onde ela vai seguir só depende de você. Mesmo que você pessoalmente ache que tem problemas grandes a maioria deles podem ser solucionados com algumas alterações na sua vida.

Está descontente com seu trabalho ? Então mude de trabalho. Está insatisfeito com sua aparência? Então mude ela. Você não precisa ficar ansioso matutando o que fazer, apenas faça. Infelizmente, quando em situações assim nós criamos diversas barreiras ou transformamos os problemas em coisas maiores do que realmente são. Mas o processo o simples, não complique, apenas mude o que for necessário.

É verdade que existem outros problemas que nós não temos controle. Por exemplo uma doença crônica. Embora você não tenha controle total do seu corpo você tem o controle sobre sua mente. Você não vai poder se curar milagrosamente mas você pode escolher como vai viver sua vida. 

E há muitos exemplos de pessoas até mesmo com doenças terminais que escolheram viver o melhor que eles tinham de suas vidas. Eles não se apegaram ao que não tinham, isto é, uma boa saúde e sim ao que eles tinham o controle de suas ações e ao que eles podiam fazer.

Não tenha medo de mudar

Assim, não tenha medo de mudar. Mudanças na sua vida vão acontecer frequentemente. Nós não somos imunes às mudanças. Mas se alguma mudança na nossa vida vai nos deixar magoados depende totalmente de nós. Tente enxergar que as mudanças são necessárias, parte fundamental do nosso desenvolvimento pessoal.

Pense na lagarta que constrói seu casulo e passa por um processo de metamorfose. Por um tempo dentro desse casulo todo seu corpo vira uma completa sopa. Mas após esse processo de metamorfose ela vira uma bela borboleta. Uma transformação sem risco? De jeito nenhum, a qualquer momento algo ou alguém pode danificar esse casulo e destruir a lagarta, a futuro borboleta.

Os riscos nunca são pequenos,as possibilidades de falhas não são pequenas nem mesmo para uma simples lagarta. Não estou dizendo que você deve encarar o risco até mesmo contra sua vida. Mas sim que devemos aceitar os riscos de algo dar errado nos nossos projetos ou objetivos de vida, porque no final das contas a recompensa vale a pena, faz a nossa vida reluzir como uma bela borboleta.

E quando algo  der errado tente de novo e de novo.Você tem o direito de errar e tentar de novo quantas vezes você quiser. Afinal de contas a vida é sua, os problemas são seus e quem vai lidar com as consequências positivas ou negativas é você.

Então não deixe que ninguém decida quais são seus problemas ou como você deveria ser. Em outras palavras não deixe que as ações de outras pessoas magoe você. Assuma o controle da sua vida e das responsabilidades dos seus atos. Será de grande ajuda aprender o que é PNL(Programação Neuro Linguística) e suas técnicas que o ajudarão a guiar sua mente para alcançar o controle das suas emoções. 

Seja do jeito que você deseja, quer isso desagrade alguém ou não. Você não é um ventríloquo para seguir o que o seu mestre quer que você faça. Portanto, esteja determinado a nunca desistir de lutar e assumir o controle de sua vida.