Filmes para elevar a autoestima e fazer você sorrir

Às vezes você pode se reconhecer em personagens de filmes. Uma das coisas mais importantes dos filmes é que muitas vezes eles retratam os nossos problemas e ajudam a elevar a autoestima.

Nos filmes podemos ver de fora nossos problemas internos, entender que é hora de parar de sofrer, e começar a valorizar a beleza que temos. Os filmes a seguir são uns dos melhores para elevar a autoestima, que o ajudará a se animar e acreditar em si mesmo.

Rudy (1993)  

Imagem retirada do filme Rudy

O atleta Daniel Rüttiger teve que superar muitas dificuldades para realizar seu sonho de jogar futebol americano profissional. Rudy não tinha corpo atlético e era baixo. Seu próprio pai não apoiava seus objetivos, o treinador por sua vez não o deixava entrar na equipe. Mesmo depois de entrar na equipe o treinador não o deixou entrar em campo.

Ainda assim, esse homem alcançou seu objetivo. No momento em que o estádio canta “Rudy” é um momento emocionante. O filme, baseado em uma história verdadeira, ensina que se os outros não acreditam em você e o que você quer não funcionar na primeira vez, não significa que você não pode ou não conseguira atingir seus objetivos.

O Sexo e a Sra. X (2000)

Imagem retirada do filme Sexo e Sra. X

O que fazer depois de um término difícil, depois de uma traição de pessoa próxima? É possível construir uma nova vida cheia de autoestima? A resposta para essas perguntas é considerada no filme da bem-sucedida e protagonista Linda Hamilton.

Depois que seu marido a abandona, ela vai para a cidade mais romântica do mundo, Paris, onde ela encontra a sofisticada Madame Simon. Os conselhos que ela dará e onde isso levará esta heroína, você vai descobrir assistindo este filme maravilhoso.

Comer Rezar Amar (2010)

Imagem retirada do filme Comer Rezar Amar

A heroína do filme, Elizabeth Gilber, após um divórcio doloroso, percebe que ela não vive a vida que queria. Para se entender, ela embarca em uma viagem de um ano, durante a qual visita Itália, Índia e Bali.

Em cada país, ela procura inspiração e gosto pela vida. Estranhos, culturas, línguas e lugares a ajudam a abrir novos horizontes, conhecer a si mesma e encontrar harmonia. E, como resultado, amor.

Joy: O nome do sucesso (2015)

Imagem retirada do filme Joy

O filme retrata a vida de quatro gerações da família, focando na menina Joy. Neste filme mostra a difícil história de uma mãe solteira que se tornou uma das empreendedoras mais bem sucedidas do mundo.

Ela enfrenta traição e um divórcio, é enganada nos negócios e outras dificuldades da vida. Ainda assim, essas coisas não a destroem, só a torna mais forte. A história de uma mulher cheia de criatividade e autoestima que aprende a defender seu direito ao sucesso e à felicidade.

Um sonho possível (2009)

Imagem retirada do filme um sonho possivel

O filme vencedor do Oscar e estrelado por Sandra Bullock, conta uma história baseada em fatos. O filme é sobre um garoto negro que vivia nas ruas e foi adotado por uma família branca.

Graças à sabedoria e generosidade de seus novos pais, Michael foi capaz de superar muitas dificuldades, e se tornou um atleta de sucesso.

Deste filme, podemos aprender o quão importante é ter pessoas próximas que acreditam em nós para elevar a autoestima e nos levar ao sucesso.

De carona para o amor (2018)

Imagem retirada do filme de Carona para o Amor

“De carona para o amor” é um excelente filme para elevar a autoestima. O filme ajuda a perceber que todas as limitações estão apenas em nossa cabeça.

Jocelyn finge ser uma cadeirante para seduzir uma mulher. Mas essa mentira o leva a conhecer a irmã desta mulher, que é realmente cadeirante. Para manter a mentira ele precisa enfrentar diversas situações como se apresentar com uma orquestra por toda a Europa e participar de torneios de tênis.

À medida que ele conhece melhor Florence, ele realmente se apaixona por ela e admira sua força interior e otimismo. Um filme francês cheio de humor que funciona muito bem para elevar a autoestima.

Depois de assistir, você vai entender que você não deve se limitar devido a alguma deficiência física ou por sua aparência – elas não mudam seu potencial.

 Nunca Fui Beijada (1999)

Imagem retirada do filme Nunca fui beijada

Durante seus anos de escola, Josie Geller foi rejeitada por seus colegas de escola e ela não era popular entre os rapazes. Aos 25 anos, ela tinha um bom trabalho, mas sua vida pessoal não melhorou. As coisas começam a mudar quando ela se infiltra e finge ser uma aluna do colegial. Ela então tem a chance de ser aceita e finalmente conhecer o amor.

Uma comédia que ensina que confiança é uma qualidade que pode ser desenvolvida com o tempo. Mas, ao mesmo tempo, mostra a importância não ser negativo e pensar que somos azarados. Ao invés disso ensina a desenvolver o que temos de bom.

Esse filme é uma excelente ajuda para elevar a autoestima e se sentir melhor consigo mesmo e com os outros. 

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

Imagem retirada do filme Erin Brockovich

Erin Brockovich não tem educação escolar e nem dinheiro em sua conta. Por outro lado, possui dois divórcios, três filhos e dezenas de rejeições de emprego. Apesar disso ela possui autoestima e perseverança que ela usou para forçar o dono de um escritório de advocacia a contratá-la.

Como resultado, a mulher abre um processo contra uma empresa química, que devido às suas atividades prejudicou centenas de pessoas que desenvolveram doenças graves. Através dos tribunais Erin Brockovich busca obter indenização para as vítimas.

O filme biográfico é uma ilustração do fato de que a autoconfiança e o trabalho são muito mais valiosos do que diplomas e networking. Assim, elevar a autoestima ajuda a criar oportunidades mesmo onde elas não existem. 

À procura da felicidade (2006)  

Imagem retirada do filme A procura da felicidade

Chris Gardner colocou todo o seu dinheiro em um negócio falido. Sua esposa o deixa, ele perde sua casa e seu sustento. Um dos pontos altos do filme é quando com seu filho pequeno nos braços é forçado a passar a noite num banheiro do metrô.

Mas ele não desiste e faz tudo ao seu alcance para cuidar da criança. Até que ele conquista um emprego, e anos depois cria sua própria empresa e se torna um milionário.

O filme é especialmente valioso porque é uma biografia. Ele te ensina a não desistir, mesmo que pareça que o céu está caindo sobre sua cabeça. E ensina que quando tudo está ruim, o melhor é esquecer os erros do passado, elevar a autoestima e agir.

O Discurso do Rei (2010)

Imagem retirada do filme O discurso do Rei

Um filme baseado em uma história real que mostra que até mesmo o Rei da Grã-Bretanha (interpretado por Colin Firth) pode ter pontos fracos. Literalmente qualquer ponto fraco, incluindo gagueira.

Esse filme recebeu o Oscar de melhor filme, melhor roteiro, melhor ator e melhor diretor. O filme mostra como apoio de amigos e familiares podem ajudar a lidar com problemas e elevar a autoestima.  Um excelente filme para você se sentir melhor consigo.

Esses filmes são realmente muito bons. Mas caso queria mais ajudas para elevar a autoestima, não deixe de ler a lista com melhores livros de positividade.

Espero que esses filmes possam te ajudar e que você goste, até a próxima!