Biohacking: Como melhorar sua Mente e Corpo

O que é biohacking? Biohacking é a prática de mudar nossa química e fisiologia através da ciência e do autocrescimento. Para muitos Biohackers, utilizam dessa prática para fazer pequenas mudanças de melhoria na dieta, estilo de vida ou para à saúde e bem-estar.

Imagem por Unsplash.com

Quais são os diferentes tipos de biohacking?

O BioHacking é possui diferentes formas. Os três tipos mais populares são Nutrigenômicos, Biologia DIY (Biologia de Garagem) e o Grinder.

Nutrigenômica

Nutrigenômica foca em como a comida que você come integra e interage com seus genes. Esta popular, embora controversa, tipo de biohacking é baseada na ideia de que a expressão genética total do seu corpo pode ser mapeada e otimizada testando como diferentes nutrientes afetam sua saúde e bem estar.


Nutrigenômica também estuda como nutrientes diferentes afetam a forma como você se sente, pensa e se comporta.

Biologia DIY (Biologia de Garagem)

Biologia DIY é um tipo de biohacking conduzido por pessoas com educação e experiência no campo científico.


Esses biohackers compartilham conselhos e técnicas para ajudar os que não possuem experiencia a conduzir experimentos estruturados em si mesmos fora de um ambiente experimental controlado, como laboratórios científicos ou centros médicos.

Grinder

Grinder é uma subcultura bio-hacker que vê cada parte do corpo humano como acessível.
Em geral, os grinders tentar melhorar através de otimizações do próprio corpo através da combinação de dispositivos, injeções químicas, implantes e qualquer outra coisa que possam colocar em seu corpo para fazê-lo funcionar como quiserem.

Biohacking funciona?

Uma resposta direta a essa pergunta seria Sim e não. Por exemplo, a nutrigenômica pode hackear sua biologia de várias maneiras, por exemplo:

  • Diminuindo o risco de desenvolver doenças que você está geneticamente predisposto;
  • Ajudando você a alcançar mudanças físicas, mentais ou emocionais, como perda de peso ou redução de sintomas de depressão;
  • Ajude a otimizar a função corporal, como pressão arterial ou bactéria intestinal.


Uma pesquisa de 2015 a respeito da nutrigenômica sugere que pequenas mudanças na expressão genética são apenas um pedaço do quebra-cabeça maior. Outros fatores como exercício, níveis de estresse e peso desempenham um papel grande na resposta do seu corpo à comida.

Biohacking é seguro?

Algumas formas de biohacking podem ser seguras. Por exemplo, tomar alguns suplementos ou mudar sua dieta pode ser seguro, sempre se for supervisionado por um médico. Algumas metodologias de biohacking são inseguras ou até mesmo ilegais.

Imagem por Unsplash.com


Um relatório do Instituto Brookings avisa que a ciência está disponível ao alcance de todos mas orienta sobre precauções de segurança.

Entender as consequências de longo prazo da alteração genética podem ser difíceis sem um estudo tradicional e controlado.

Como usar o exame de sangue para biohacking?

Análise de sangue é a chave para um biohacking efetivo. O exame de sangue diz muito sobre os níveis de vários nutrientes e componentes do seu corpo como plasma e contagem de células.


Testes de sangue podem dizer se uma nova comida que você está comendo está afetando seus níveis de vitamina ou ajudando você a alcançar um processo orgânico específico. Por exemplo, um teste de sangue antes e depois de tomar vitamina B12 (suplemento para aumentar funções cognitivas) podem mostrar se os suplementos afetaram os níveis B12 efetivamente.


Você pode fazer também biohack sem exames de sangue regulares. Mudar sua dieta ou hábitos pode ter um efeito notável no seu senso de bem-estar geral, ou pode diminuir sintomas específicos que você está sentindo, como problemas digestivos ou dores de cabeça.


Mas os exames de sangue fornecem dados brutos para trabalhar. Eles podem dizer se o seu biohack está funcionando em nível celular.

Qual é a diferença entre biohacking e biotecnologia?

Biotecnologia é um termo amplo que se refere ao estudo de processos biológicos aplicadas no campo tecnológico.


A biotecnologia frequentemente se depara com experiências bio-hackers e vice-versa. Por exemplo, muitos bio-hackers usam avanços biotecnológicos para obter dados do seu corpo. Biotecnologistas também olham para os experimentos feitos por biohackers para orientar-se em pesquisa biotecnológica.

Como fazer um biohack com nootrópicos?

Nootrópicos são substâncias naturais, suplementos ou alimentos e bebidas usadas para aumentar funções cognitivas. Isso pode incluir humor, produtividade ou capacidade de atenção.
Você provavelmente já tomou café para diminuir o sono.

Porém os estudos alertam que é preciso ter cuidados. Os Nootropicos quando em alimentos ou bebidas geralmente são seguros, a menos que sejam consumidos em altos níveis. Agora quanto a medicamentos usados como nootrópicos podem ser perigosos a menos que sejam usados receitados por um médico.

4 Modos de biohacking para fazer em casa

Aqui estão alguns biohacking relativamente fáceis que você pode tentar em casa.

Beber café

Cafeína é conhecida por sua capacidade de aumentar a produtividade.
Se você já não usar, comece com algumas xícaras de café, chá verde ou café. Tome café no mesmo horário todos os dias e mantenha um diário de como se sente nos próximos minutos ou horas.
Você se sente mais focado? Mais ansioso? Cansado? Tente mudar a dose até encontrar o valor que funciona melhor para o seu objetivo.

blank
Imagem por Unsplash.com

Dieta de Eliminação

Uma dieta de eliminação é exatamente o que parece. Com uma dieta eliminatória, você vai se livrar de algo da sua dieta e então depois você reintroduz lentamente na sua dieta para ver como isso afeta seu corpo.
Esta é uma opção ideal se você acha que você é alérgico a uma comida ou se preocupa que uma comida pode causar inflamação, como produtos laticínios, carne vermelha ou açúcar.
Há duas fases principais para uma dieta de eliminação:

  • Removam uma ou mais comida completamente da sua dieta.
  • Espere duas semanas, e lentamente reintroduza os alimentos eliminados da sua dieta.

Durante a segunda fase, fique de olho nos sintomas que aparecem, como assaduras, dor, cansaço, dor estomacal, etc. Isso pode significar que você é alérgico a essa comida.

Tome Sol para melhorar seu humor

A luz do sol pode ajudá-lo a melhorar seu humor ou melhorar sua performance cognitiva. Tome algumas horas de luz solar todos os dias, e veja se você nota alguma mudança.
Mas lembre-se que a luz solar contém a mesma luz azul que é emitida pelas telas do seu telefone e computador. Esta luz pode mantê-lo acordado, interrompendo seu ritmo circadiano.
Lembre-se de usar protetor solar quando estiver no sol. Isso vai te proteger de queimaduras.

Tente jejum intermitente

O jejum intermitente é um tipo de dieta que você pode apenas comer entre um certo período de tempo e depois fica de jejum.
Por exemplo, você pode comer apenas durante um período de oito horas, de meio-dia às 20h e jejua das 20h até o meio-dia no dia seguinte.
Jejum, tem várias vantagens comprovadas: baixar os níveis de insulina para que seu corpo possa queimar gordura mais eficientemente, ajuda suas células a reparar tecidos danificados, protege contra doenças como câncer. Mas é preciso consultar seu médico antes de começar este tipo de jejum.

Biohacking tem o seu valor. Algumas formas são fáceis de fazer em casa e fácil de parar se algo der errado. Mas em geral, tenha cuidado. Experiência em si mesmo sem tomar todas as precauções podem levar a efeitos colaterais inesperados.
Fale com um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças significativas na sua dieta. E certifique-se de fazer sua pesquisa antes de colocar qualquer substância estranha no seu corpo.