Quando é o Dia do Gordo e qual a sua importância? [2023]

O Dia do Gordo ou Dia da luta contra a gordofobia é comemorado anualmente. No ano de 2023 o Dia do Gordo será celebrado em 10 de Setembro. O dia tenta criar consciência sobre a importância de respeitar as pessoas gordas.

A obesidade foi definida como “acúmulo anormal ou excessivo de gordura que apresenta um risco à saúde”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Ela é comumente medida através do Índice de Massa Corporal (IMC).

Outros métodos, que levam em conta as proporções de cintura e altura junto com o IMC, podem dar resultados mais precisos. Um IMC superior a 25 é considerado sobrepeso, enquanto um Índice de Massa Corporal superior a 30 é categorizado como obeso pela OMS.

O dia é marcado pela luta contra o estigma muito forte contra as pessoas que apresentam sobrepeso.

Qual a importância do Dia do Gordo

A obesidade afeta mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a World Obesity Federation. A obesidade não está mais limitada aos países ricos e está crescendo rapidamente também nos países de renda média e baixa.

Embora saibamos que as pessoas gordas são estigmatizadas em todas as áreas de suas vidas, tem um peso diferente quando médicos – não designers de moda ou editores de revistas – têm uma visão negativa das pessoas de tamanho.

fonte:unsplash

Esses preconceitos podem ter um impacto mortal sobre as pessoas gordas: Pacientes de tamanho são menos propensos a procurar cuidados médicos porque têm medo de serem gordos envergonhados por seus médicos.

Não importa onde as pessoas gordas vão – escolas, locais de trabalho e tribunais – nós enfrentamos o ostracismo e a discriminação, e essa é a razão pela qual os ativistas de aceitação de gordura têm lutado para tornar as políticas mais inclusivas de pessoas de tamanho.

Qual o objetivo do Dia do Gordo?

Basicamente, neste dia o objetivo é a luta por direitos iguais para pessoas com excesso de peso, que sentem que são discriminadas no transporte público e no mercado de trabalho, além de serem vistas como cidadãos de segunda classe e objeto de ridicularização.

Eles também alegam que as questões de saúde que foram ligadas à obesidade ou são exageradas ou completamente falsas e são mentiras perpetuadas por uma sociedade que odeia intrinsecamente as pessoas gordas.

Além disso, o dia do gordo está tentando destacar – o perigo de uma dieta inadequada, dietas iô-iô e distúrbios alimentares que também representam sérios riscos à saúde. Estes hábitos alimentares insalubres são igualmente maus e perigosos.