Como acabar com a tensão emocional e viver sem estresse

A tensão emocional e o estresse são sentimentos muito comum que se manifestam de diferentes maneiras e pode afetar significativamente sua saúde e bem-estar em geral, isolá-lo de outras pessoas, drenar sua energia e ocupar seus pensamentos.

Mas a tensão emocional é uma parte natural da vida e não podemos viver totalmente sem ela. Entretanto, é possível reduzir o estresse em nossas vidas seguindo alguns passos simples que nos ajudarão a lidar melhor com a tensão emocional e o estresse.

15 dicas para acabar com a tensão emocional

Neste artigo, consideraremos nove maneiras diferentes para viver uma vida sem estresse. Essas são apenas algumas dicas encontradas no livro Eliminando o estresse por Dr. Brian Weiss que foram de grande ajuda para mim.

Espero que estas dicas úteis possam ajudá-lo a entender como acabar com a tensão emocional e você possa viver uma vida mais tranquila.

1 – Aceite o problema

Quando existe um problema você precisa estar em paz ele. Isso não significa que você tem de esquecer ou problema ou não o resolver.

Na verdade, aceitar o problema significa que até que você encontre uma solução, você tem que aceitar a si mesmo e a sua condição.

Passamos muito do nosso tempo tentando negar o que acontece ou negando uma parte de nós mesmos, afastando os nossos problemas para longe. Como resultado, isso leva a que mais problemas apareçam em nossas vidas.

Muitas vezes simplesmente aceitar totalmente o problema será suficiente para que ele desapareça. Já em outras situações envolve trabalho árduo para vencê-lo, mas de acordo com Brian Weiss tudo parte da aceitação.

2 – Escreva seus problemas

Quer você esteja ansioso para preparar uma apresentação importante ou enfrentando um problema desafiador, anotar as suas preocupações pode ajudar a acabar com o estresse e melhorar a produtividade.

 A ansiedade em relação a uma situação que você enfrenta faz com que você fique repassando os problemas mentalmente, desperdiçando a capacidade do processamento do seu cérebro.

Quando você anota os problemas, você para de pensar nos problemas e consegue identificar as verdadeiras razões do estresse. Isso libera seu cérebro de tensões emocionais e fazendo você agir com mais eficiência quando for necessário.

3 – Assista a vídeos engraçados

O riso não apenas ajuda a relaxar, mas também reduz as tensões emocionais. Ele reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, melhora a circulação sanguínea, relaxa os músculos e promove a produção de endorfina.

E não só ajuda a combater o estresse, mas também aumenta a criatividade e a produtividade. Então assistir vídeos engraçados na internet pode ajudar a você a lidar com estresse. Mas é preciso ser equilibrado.

4 – Pense em coisas positivas

As coisas que pensamos tem um profundo efeitos sobre nós. Assim para atrair coisas positivas para você viver sem estresse é preciso sempre pensar em coisas positivas que a vida lhe oferece.

Assim, quanto mais você sua mente for positiva, mais perto você estará de acabar com toda tensão emocional que você está enfrentando.

Pensamento positivo é como um antídoto para os piores sentimentos que possamos sentir.  Assim, quando você pensa em coisas positivas e é grato pelo que você tem, você imediatamente começa a atrair mais coisas boas para você. Por outro lado, sentimentos negativos como o estrese passam a se tornar menos frequentes.

5 – Faça relaxamento muscular

Essa técnica de relaxamento alivia a tensão muscular resultante do estresse. Você precisa tensionar e relaxar os principais grupos musculares por cinco segundos cada. Isso ajudará a diminuir a respiração e a frequência cardíaca, estabilizar a pressão arterial e relaxar.

Uma excelente dica para reduzir os níveis de estresse e tensão emocional.

6 – Desligue o monitor por 10 minutos

Monitores de computadores e smartphones, as telas de TV atraem nossa atenção desde o momento em que acordamos até irmos para a cama.

Como consequência esse uso constante de telas nos leva à fadiga ocular, dor de cabeça e pescoço, náuseas e aumento da ansiedade, tensão emocional, estresse e depressão.

Portanto, tente se desconectar o mais rápido possível – literalmente. Em vez de apenas fechar uma a rede social ou dar um tempo de enviar mensagens de texto para um amigo, desligue o monitor, feche o laptop e descanse os olhos.

Leia um livro ou revista, dê um passeio no bairro, ou faça uma xícara de café e converse com um colega ou vizinho.

7 – Faça carinho no seu Pet

Brincar com seu cão ajuda a baixar a pressão arterial, libera hormônios do humor, como a oxitocina, na corrente sanguínea e diminui a produção do cortisol, o hormônio do estresse.

A propósito, os cães são ótimos ouvintes, então você pode se sentir à vontade para compartilhar suas preocupações com eles sem medo de julgá-lo.

Caso você não tenha um animal de estimação você pode ir numa praça ou parque e observar o Pet de outras pessoas. Algo simples como isso tem um poder incrível.

8 – Faça um lanche, mas não coma demais

Normalmente as pessoas aconselham a não comer quando você estiver estressado. É verdade que quando estamos estressados podemos perder o controle e acabar comendo demais. Porém as vezes você pode se dar ao luxo de uma guloseima sem prejudicar sua saúde.

Na verdade, comer um lanche saudável ajudará a aumentar os níveis de glicose e, como resultado, você ficará de bom humor.

O segredo é não pegar uma caixa de donut ou coisas do tipo, mas escolher alimentos que se mostraram eficazes na redução do estresse, como frutas vermelhas, nozes, chocolate amargo e aveia.

E Lembre-se também de comer devagar, aproveitando cada mordida, e não mastigar correndo.

9 – Ouvir a música

A música, especialmente a clássica, é uma ferramenta poderosa de controle do estresse que pode ajudar a reduzir a frequência cardíaca, a pressão arterial e principalmente a tensão emocional e o estresse. Também melhora o humor e a autoestima.

O vídeo abaixo é uma das minhas playlists favoritas que me ajudam a acabar com o estresse.

10 – Respire fundo

Você não precisa ir a um estúdio de ioga para experimentar todos os benefícios da respiração profunda. A respiração profunda reduz a pressão arterial, além de ajudar a relaxar e acalmar o sistema nervoso.

Assim é uma ótima maneira de acabar com a tensão emocional e acabar com o estresse – de forma rápida e eficiente, mesmo que você esteja no escritório. Basta inspirar profundamente contando até quatro e depois expirar da mesma maneira.

11 – Praticar meditação

Estudos recentes mostraram que alguns minutos de meditação por dia podem ter um efeito significativo nos níveis de estresse.

Além do mais, a meditação melhora o foco e o desempenho mental e até aumenta a densidade da massa cinzenta no cérebro.

Meditar está se tornando cada vez mais fácil. Você pode baixar um aplicativo de meditação gratuito como o Calm, ouvir podcasts de meditação ou assistir a um vídeo do YouTube. 

A meditação ajuda não só a acabar com a tensão emocional como também te ajuda a criar um estilo de vida livre do estresse.

12 – Lembre-se do que é importante para você

Você tem um diário de agradecimento? Pode parecer inútil, mas um estudo realizado pela Universidade de Stanford concluiu que manter um diário de gratidão reduziu os níveis de estresse em 27% em um grupo de alunos.

Além de alguns outros estudos mostrarem que o uso de diários de gratidão aumenta o foco, a capacidade de intelectual e melhora o sistema imunológico

13 – Olha pela janela

Dedique alguns minutos apenas para olhar pela janela o horizonte. Admirar a natureza ajuda a relaxar e desacelerar o batimento cardíaco.

 Enquanto você olha para o horizonte ou a natureza você pode até sonhar acordado. Isto é interessante pois está ligado as técnicas de visualização da PNL.  

Isso é muito benéfico pois aumenta sua criatividade e pode ajudá-lo a encontrar uma solução inesperada para um problema. Além de acabar com a tensão emocional e estresse.

14 – Arrume um passatempo saudável.

Jogue Xadrez, resolva um Sudoku, passe dez minutos tricotando, leia um capítulo de um romance, cuide de uma planta.

Qualquer que seja o hobby, isso pode ajudá-lo a aliviar sua mente e se concentrar no que você ama, o que é uma ótima maneira de acabar com a tensão emocional.

15. Ligue para seus amigos

Quando você conversa com um amigo próximo, a produção do hormônio do estresse, o cortisol, diminui em seu corpo.

Portanto, da próxima vez que você estiver preocupado ou com algum problema, ligue para um amigo ou mãe. Dessa forma, você evita sofrer e com o tempo conseguirá acabar com o estresse.

Nesse artigo consideramos 15 maneiras práticas de como acabar com a tensão emocional. Essa é uma tarefa difícil, mas com esforço e dedicação você conseguirá atingir esse objetivo.