5 Conselhos para a Vida ser mais Simples e Feliz

A vida se passa tão rápido que muitas vezes sentimos que estamos correndo com ela sem ser capaz de saborear os momentos que ela nos oferece. Apesar de reconhecermos muitas vezes que precisamos relaxar, voltamos à rotina frenética e sentimos muitas vezes desanimados. A grande questão que fica é: será possível viver uma vida simples e feliz?

Aqui estão 5 conselhos sinceros para a vida ser mais simples e feliz. Após ler esses conselhos você aproveitará melhor a vida.

Conselho 1: Faça uma autoanálise sincera

É importante reconhecer suas dificuldades e limitações para então poder superar o problema e ter uma vida feliz. Além disso, é preciso ser sincera quando fizer uma autoanálise, afinal de contas o único prejudicado é a própria pessoa.

Assim, se você identificou algo que te torna infeliz em sua vida.

Pergunte a si mesmo: o que posso fazer para melhorar minha situação atual? Tente ser o mais específico possível para definir a sua situação: O seu problema se relaciona com a saúde? Trabalho? Vida social?

A partir daí, liste as ações que podem ajudá-lo a seguir em frente e superar tal dificuldade. Seja o mais positivo possível, evite pensamentos limitantes e negativos como, “Não vou poder”, “não posso pagar”. Se quiser aprender como ser positivo, veja os melhores livros de pensamento positivo.

Anote todas as soluções possível e tente abranger o máximo de soluções possíveis, não tem problema a lista ser longa. As soluções que você encontrar talvez sejam coisas como: curso, terapia, viagem, tempo livre, tempo de qualidade etc.

Após identificar as suas dificuldades e as possíveis soluções então é hora de sair da teoria e agir.

Se você precisa mudar sua vida, provavelmente há obstáculos em sua situação atual que impedem você de viver plenamente de acordo com o que você gostaria. Pode ser falta de tempo, falta de dinheiro, falta de animo e assim por diante. Seja qual for esse obstáculo, você precisa agir em busca da solução dos seus obstáculos.

Uma ótima ferramenta é criar um plano de ação. Neste plano de ação você pode incluir:

  • Se você pretende comprar algo: dê a si mesmo uma meta para economizar uma pequena quantia a cada mês.
  • Se você quiser se mudar de emprego: olhe para as suas qualificações e o cargo que você deseja. Talvez você possa realizar treinamentos para melhorar suas habilidades.
  • Se você precisar de ajuda psicológica: procure um psicólogo ou psiquiatra adequado às suas necessidades. Não hesite em pedir à sua comitiva para encontrar profissionais confiáveis.

Por fim, nesta autoanalise é preciso eliminar de nossas vidas coisas que sejam supérfluas sem valor algum. Na realidade tais coisas só tiram nossa energia e muitas vezes causam estresse.

 Levar uma vida simples é uma boa maneira de acessar a felicidade e aproveitar a vida sem os pequenos irritantes. Possuir mais propriedades muitas vezes se traduz em ter mais preocupações.

Conselho 2: Confie em si mesmo

Antes de algo se concretizar ele toma forma nas nossas mentes. Assim, você precisa ter confiança em si mesmo e se convencer de que você é capaz de alcançar os objetivos que você estabeleceu.

Tenha em mente que todos têm seus pontos fortes e fracos. Não é porque você está tendo dificuldade em alcançar seus objetivos que tudo está perdido. O único fracasso é desistir.

Além disso, todos nós temos o nosso ritmo e tempo para realizar qualquer coisa. Então dê a si mesmo o tempo que for preciso. Permita-se falhar quantas vezes for necessário. E acima de tudo, seja positivo em relação a si mesmo.

Algo que pode ser de ajuda é escrever em um caderno todos seus esforços e pequenas conquistas para alcançar seu objetivo.

E lembre-se é natural uma hora ou outra nos sentimos desanimados ou tristes, mas é preciso ser equilibrado. Se você der muita importância para eventos que estão além do seu controle isso poderá te deixar triste.

Assim, tente identificar o que você realmente tem controle na sua vida. Coisas como trabalho, obrigações familiares, relações sociais e sua condição física são os principais elementos sobre os quais você pode atuar. Concentre-se nisso e esqueça o que é supérfluo.

Conselho 3: Tenha amigos que te ajudam a melhorar

A vida é uma pista de obstáculos, assim é importante ter amigos ao seu lado que vão ajudá-lo a melhorar cada vez mais e alcançar seus objetivos. Fique longe de pessoas negativas ou tóxicas. Certa pesquisa mostra que somos a média das 5 pessoas com quem mais saímos. Então tenha amigos que vão te incentivar e dar boas vibrações.

Então, avalie o seu círculo de amigos. Algum deles está fornecendo o que você está procurando? Algum deles traz negatividade a sua vida? É claro, você não deve largar todos os seus amigos e familiares, mas se alguns deles são negativos e contra seus objetivos e sonhos, é hora de reavaliar essas relações tóxicas.

Se você decidir que precisa encontrar novos amigos, pense nas pessoas que você conhece e se pergunte: Há alguém que você admira ou que parece realmente talentoso com quem você nunca teve contato antes? Fale com ele ou ela e comece uma conversa. Conversem um com o outro e comecem a cultivar uma relação de amizade.

Por fim, é importante lembrar que aqueles ao seu redor precisam de apoio também e você não pode simplesmente receber sua positividade e não devolver nada em troca. Quando seus amigos que te apoiam precisarem de algo esteja lá para apoiá-los. Mostre que se importa.

Ter o apoio e incentivo dos amigos é uma via de mão dupla, assim esteja presente quando eles precisarem.

Conselho 4 – Faça uma coisa de cada vez

A vida é como escalar uma montanha, onde só é possível chegar ao topo de pouco em pouco. Se você tentar resolver tudo de uma vez você entrará em pânico imaginando se você será capaz de fazê-lo.

Então, faça uma lista definindo suas prioridades e verifique os itens periodicamente. Identifique o que você pode adiar e inclua nesta lista, momentos de descanso e relaxamento.

 Não tente fazer tudo de uma vez, assim você vai sentir sua vida mais feliz e de pouco em pouco você alcançara todos seus objetivos.

Conselho 5 – Aceite os riscos

Estamos sujeitos a constantes mudanças na vida. Para se ter uma vida feliz é preciso aceitar essas mudanças e não ter medo. A vida é como uma viagem de exploração, onde coisas inesperadas podem aparecer.

Na vida, podemos tropeçar, mas é importante ter a determinação para se levantar para progredir e superar a si mesmo. Quando você passar por isso vai sentir um senso de realização e vai se orgulhar de si mesmo. Esta é uma grande recompensa por seus esforços.

Conclusão

Ter uma vida mais simples e feliz embora pareça difícil é totalmente possível. Esses cinco conselhos para a vida ser mais simples e feliz já me ajudaram a melhorar e a atingir meus objetivos. Espero que eles também abram os seus horizontes, e que você cada vez mais fique livre de preocupações.

A vida nos da muitos momentos felizes se você seguir os cinco conselhos deste artigo você usufruirá melhor destes momentos!