Como se livrar dos vampiros emocionais e sugadores de energia?

Os vampiros emocionais são difíceis de identificar pois eles se escondem bem sob o falso disfarce de uma pessoa útil e brilhante. Mas a verdade é que ele não te deixa falar apesar da sua vontade de se expressar, ele menospreza seus sucessos e alegrias, ele dá conselhos quando não é solicitado. Ele sempre pensa que sabe o que é melhor para as pessoas ao seu redor, e sempre procura uma boa desculpa para discutir ou brigar.

Isto soa familiar para você? Talvez você conheça alguém assim. Então, más notícias: você está lidando com um vampiro emocional, ou seja, uma pessoa que se alimenta da sua energia, deixando você exausto e inseguro. Muitas vezes você sequer se dê conta disso.

fonte: unsplash

Tais tipos de pessoas, sanguessugas da sua energia, devem ser reconhecidas e contidas o mais rápido possível, antes que suas ações o deixem sem saída.

Mas como evitar os vampiros emocionais? Para saber como lidar com pessoas assim este artigo vai te ajudar a reconhecer, combater e derrotar essas pessoas negativas.

Quem são os vampiros emocionais?

O famoso psicólogo Dr Albert J. Bernstein falou pela primeira vez sobre os vampiros emocionais em seu livro intitulado “Vampiros Emocionais: Como lidar com pessoas que sugam você”. Pelo tema do livro é fácil concluir que os vampiros emocionais são aqueles que sugam você. Em outras palavras podemos dizer que são os sugadores de energia ou vampiros de energia.

Eles parecem ser pessoas brilhantes e encantadoras, gerando confiança e expectativas mais altas do que o normal. Mas, rapidamente eles revelam pessoas extremamente críticas, controladoras, narcisistas, muito negativas e manipuladores. Tudo isso porque eles estão insatisfeitos com quem são. Não apenas isso, eles tendem dominar os outros para ter a validação que precisam para sua autoestima.

As principais características de como os vampiros emocionais são e agem são:

  • Eles são pessoas muito manipuladoras e não aceitam um não como resposta.
  • São egocêntricos querendo ser notados positivamente ou negativamente. E por causa da sua baixa autoestima, eles procuram obter de outras pessoas a confirmação do seu valor.
  • Ninguém tem problemas piores do que eles. As conversas sempre giram em torno de seus problemas. Eles não têm interesse em ouvir, consolar os outros e nem em saber como estão.
  • Eles acreditam que nunca erram e nunca assumem responsabilidade pelo seu comportamento. Especialmente quando isso leva a consequências negativas. Eles procuram culpar outros por suas ações e erros.
  • Eles se sentem acima das regras tanto de convivência como de relações emocionais. Por exemplo, eles não respeitam filas, limites de velocidade, pontualidade, não respeita os sentimentos dos outros e etc.

O que os vampiros emocionais querem

Na mitologia, um vampiro é uma criatura que sobrevive se alimentando do sangue de outros seres vivos. Eles são um tipo de morto vivo, por isso vivem para sempre, mas não conseguem sobreviver muito tempo sob a luz do sol.

fonte: unsplash

De maneira semelhante os vampiros emocionais podem ou não estar cientes de seu comportamento – mas isso não faz com que eles sejam menos tóxicos. Seu desejo de tirar a atenção de suas próprias inseguranças os leva a manipular e abusar emocionalmente dos outros.

Mantendo uma narrativa para se manterem sempre no centro das atenções e muitas vezes no lugar de vítima. Essas pessoas são especialistas em evitar assumir a responsabilidade por suas próprias ações e suas vidas.

Quer uma pessoa esteja fazendo isto intencionalmente ou não, os efeitos dos vampiros emocionais podem ter um impacto em sua saúde mental. Aqui estão 10 tipos de vampiros emocionais e como identificá-los por suas ações e palavras.

Os 10 perfis de vampiros emocionais

Infelizmente não existe apenas um único perfil de vampiro emocional. Além disso, nós mesmos podemos nos transformar em vampiros emocionais em dia. É por isso que é importante fazer uma autocrítica e corrigir o próprio comportamento, lembrando sempre que relacionamentos saudáveis são baseados na troca, no afeto e na positividade. Abaixo os 10 perfis mais comuns de vampiros emocionais.

1 – O superior

Esse tipo de vampiro emocional sente-se superior a todos e tem prazer em fazer os outros se sentirem inferiores. Ele tenta manter os outros sobre controle com intenção que esses deem atenção exclusiva a ele.

2 – O catastrófico

Pessoas assim são negativas e cercadas de contratempos. Seu objetivo é atrair a atenção e a energia dos outros a fim de preencher suas próprias deficiências, deixando-os esgotados e sem energia.

3 – O invejoso

Ele menospreza e despreza os outros ao mesmo que tempo procura atrair as pessoas ao seu redor para manipular e controlar, a fim de obter confirmação e devoção deles.

4 – O fofoqueiro

Esse tipo olha para os defeitos dos outros a fim de não olhar para si mesmo. Ele conquista a atenção das pessoas próximas a ele com fofocas que instigam dúvidas e incertezas.

5 – O irritado

O vampiro emocional irritada planta as sementes da raiva ao seu redor. Isso faz com que as pessoas próximas a ele sejam atraídas e compartilhem do seu mal humor.  Esse tipo de vampiro cria um ambiente cheio de queixas, ira e insatisfação contagiando a todos com sua negatividade.

6 – O controlador  

O controlador possui uma mania de controle tanto de si mesmo como dos outros. Esse tipo de vampiro emocional não confia em ninguém.

7 – O especulador

Esse é o tipo de vampiro mais passivo. É uma pessoa sempre solicita e obediente e usa isso para roubar a ideia e os méritos de outras pessoas.

8 – O moralista

Utiliza chantagem e julgamento moral. Com isso consegue criar um grupo de seguidores que lhe dão atenção e confirmação das suas ações.

9 – O falador

Consegue a atenção das suas vítimas por falar por muito tempo sem parar. As vítimas dificilmente encontram espaço na conversa. Esse tipo de vampiro emocional descarrega sua frustração nos outros e roubando toda a energia das pessoas.

10 – O hipocondríaco

Para ser o centro da atenção esse tipo de vampiro busca a atenção das pessoas explorando os sentimentos e compaixão delas. Sem evidencias médicas esse vampiro centraliza toda atenção em si mesmo e em seus supostos problemas.

Sinais para identificar vampiros emocionais

blank
fonte: unsplash

Se você espera que um vampiro de emocional se identifique, você pode esperar sentado. Isso não vai acontecer! Aqui estão alguns comportamentos tóxicos que os vampiros emocionais geralmente demonstram:

1. Gaslighting

A Gaslighting é uma forma de fazer você duvidar de sua própria sanidade, percepção da realidade, ou instintos. Seja consciente ou inconscientemente, um gaslighting faz você sentir que não sabe do que está falando e até mesmo faz você duvidar da sua própria memória.

2. Comportamento passivo agressivo

As pessoas que são passivas-agressivas raramente irão pedir o que querem. Ao invés disso, elas tentam manipulá-lo para fazer o que querem. Muitas vezes eles o responsabilizarão por não atender suas expectativas, mesmo que nunca tenham sido comunicados.

3. Não se responsabilizam por suas ações

Os vampiros emocionais raramente assumem a responsabilidade por suas ações. Se você apontar um erro que eles cometeram ou uma ação que eles tomaram e que o machucou, eles frequentemente encontrarão uma maneira de culpar você. Ou até mesmo culpar outras pessoas exceto eles mesmos.

4. Faz as pessoas se sentirem culpadas

A culpa é a arma favorita dos vampiros emocionais. Uma vez que eles fazem você se sentir culpado ou como se você tivesse que se desculpar, eles muitas vezes usam essa abertura como uma forma de se livrar de qualquer responsabilidade.

5. Pensamentos do tipo tudo ou nada

Muitas pessoas que tendem a padrões do tipo tudo ou nada geralmente possuem algum transtorno de humor como ansiedade e depressão. Mas isso não faz de uma pessoa assim um vampiro emocional.

Entretanto, algo que pode ser tóxico é quando as pessoas aplicam seus pensamentos de “tudo ou nada” para os outros. Um vampiro emocional com essa característica pode descrever as pessoas como boas ou más, trabalhadoras ou preguiçosas, inteligentes ou estúpidas.

6. Faz comentários inapropriados ou pessoais

Os vampiros emocionais geralmente se aproximam muito rápido das pessoas. Às vezes, esta é uma tática para descobrir informações sensíveis ou pessoais que podem ser usadas para manipular.

Além disso, perguntas pessoais também pode sutilmente tirar o poder de você colocando você numa posição sensível contra um vampiro emocional

7. Síndrome do tudo sobre mim

Os vampiros emocionais são pessoas tóxicas que normalmente apresentam um comportamento egocêntrico. Não adianta tentar contar-lhes algo que aconteceu com você. Eles são totalmente desinteressados, a menos que tenha algo a ver com eles. E eles encontrarão uma maneira de conectar tudo de volta a eles mesmos.

8. Seus próprios sentimentos

De longe, um dos indicadores mais importantes para identificar um vampiro emocional é como você se sente depois de conversar com eles, especialmente por um longo período.

Se você se sente exausto emocionalmente, deprimido, inseguro ou desejando nunca ter dito nada, essa pessoa é provavelmente um vampiro emocional.

 

Como os vampiros emocionais nos afetam?

blank
fonte: unsplash

Você passa um tempo com uma pessoa e no final se sente cansado e desmotivado? Você é incapaz de participar da conversa porque a outra pessoa a monopoliza, descarregando suas frustrações em você? Esta atitude é uma constante? Então provavelmente você está lidando com um vampiro emocional.

Abaixo são alguns dos sentimentos que os vampiros emocionais nos provocam?

  •     Sensação de estresse e cansaço (ansiedade, nervosismo, melancolia);
  •     Sentimento de insatisfação e descontentamento contínuo;
  •     Tensão físico muscular quando perto dele;
  •     Pressão psicológica negativa;
  •     Sensação de restrição da liberdade, obrigação de ser responsável pelas próprias ações;
  •     Estado de confusão que impede a tomada de decisões e causa erros nas atividades diárias;
  •     Bloqueio mental que impede a realização de plano referente a relacionamentos, estudo, trabalho, etc.

Como se proteger de um vampiro emocional?

É importante ter algumas regras simples em mente para evitar tornar-se vítima de um vampiro emocional. Porque a longo prazo as consequências se não nos dermos conta que estamos lidando com um vampiro emocional, podem ser desastrosas para o nosso emocional.

Aqui estão algumas dicas para se proteger de um vampiro emocional:

Estabeleça limites: eles são uma proteção que impede que pessoas tóxicas nos manipulem.

Permaneça calmo: os vampiros emocionais são provocadores e habilidosos em fazer as pessoas perderem o controle. Depois usam isso para fazer a pessoa se sentir culpada. Então, aguente firme!

Sorria sempre: Como eles amam envolver os outros em seu desconforto umm sorriso desestimula a manipulação.

Não se envolva: para não ceder a um vampiro emocional, simplesmente não jogue seu jogo. Evite se envolver, não argumente contra ele, não se aborreça e não acredite em tudo o que ele diz.

Distancie-se: é a escolha mais saudável. É impossível estabelecer uma relação equilibrada com um vampiro emocional. Afinal de contas ele não está ciente da dor que causa nos outros

Além disso, é muito raro que um vampiro emocional mude seu comportamento e seu modo de ser.

Pensamentos finais

Como seres humanos estamos todos ligados uns aos outros, por assim dizer. É contra nossa natureza cortar laços com pessoas ou ignorar a dor dos outros. Mas só podemos ajudar outras pessoas quando não estamos esgotados e nos sentimos bem. Conviver com um vampiro emocional pode tirar o nosso brilho e o nosso equilíbrio. Assim muitas vezes o melhor é cortar o relacionamento.

É importante aprender a reconhecer as bandeiras vermelhas em seus relacionamentos e priorizar seu próprio bem-estar. Essas são as armas mais importantes ao lidar com vampiros emocionais.