Princípios mais eficientes da gestão do tempo

A gestão do tempo é uma habilidade importante que devemos aprender à medida que começamos a trabalhar. A habilidade de gerir do tempo pode ser algo natural para algumas pessoas, mas não é para todos.

Você tem dificuldades para administrar adequadamente seu tempo? A verdade é que muitos dos nossos problemas em casa ou no trabalho, podem ser causados pela incapacidade de administrar adequadamente o tempo.

A boa notícia, no entanto, é que há uma série de princípios que tornam a gestão do tempo mais eficiente.

Este artigo lhe dará alguns passos fáceis a serem dados para que você possa fazê-lo:

Como gerir o tempo em 10 princípios básicos

1 – Reconheça que você tem um problema

Saber que você tem um problema de gestão do tempo é o primeiro passo para mudar seu comportamento. Embora as vezes possamos chegar atrasados ao trabalho ou a um evento social, é algo que não deve acontecer sempre. Se este for o caso, é hora de reconhecer que você tem um problema de como gerir seu tempo.

2 – Faça mudanças

Reconhecer que você tem um problema de gestão do tempo é importante, mas querer mudar é ainda mais importante. 

Você precisa estabelecer metas para si mesmo, pois estas metas serão como uma fonte de motivação.

Bons exemplos de metas incluem chegar cedo para trabalhar durante um mês inteiro. Chegar a tempo do almoço, jantar, e assim por diante.

3 – Se livre de tarefas inúteis

O tempo é um dos recursos mais valiosos do mundo. É algo que não pode ser substituído, e é por isso que é importante gastar seu tempo em tarefas uteis que serão benéficas para você. E se livrar de tarefas inúteis, coisas que você não precisa fazer.

Se livrar de tarefas inúteis é muito importante pois todos tem o seu limite pessoal. Podemos pensar que somos multitarefas, mas na realidade acabamos apenas alternando entre uma tarefa e outra sem que nenhum progresso real.

Isto leva a mais estresse e frustração, portanto, se livrar de tarefas inúteis é a chave para o sucesso na gestão do tempo.

4 – Concentre-se em uma coisa de cada vez!

Ser multitarefa é realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. Este é um velho hábito que está enraizado em nossa cultura há décadas.

O problema é que ele absorve muito de nosso poder cerebral para completar estas diversas tarefas, e a qualidade do trabalho sofre.

Algo de grande ajuda para evitar ficar sobrecarregado com muitas tarefas é a técnica Pomodoro. Ela divide as atividades em pequenos ciclos ao longo do dia aumentando sua organização e produtividade.

Se você quiser fazer mais em menos tempo, a melhor coisa que pode fazer é concentrar-se em uma coisa de cada vez.

Assim, seu cérebro se concentra apenas em uma tarefa a fim de produzir um trabalho de maior qualidade.

5- Tenha Prazos e os siga!

Os prazos podem ser estressantes, é verdade.  Mas é importante estabelecer prazos para si e cumpri-los e evitar trabalhar demais.

Algumas pessoas gostam de prazos porque os acham que prazos as fazem gerir melhor seu tempo. Outros acham que a pressão dos prazos lhes causa mais estresse do que benefícios.

A chave está em encontrar um equilíbrio entre estabelecer prazos e evitar trabalhar demais para não se estressar. Quando a pessoa encontra esse equilíbrio ela passa a gerir melhor o tempo e se mantem no caminho certo com seus objetivos!

6 – Siga seus objetivos

É aconselhável criar uma lista de objetivos de como gerir seu tempo e cumprir todos estes objetivos.

Um ponto fundamental é não desistir imediatamente quando falharmos em algum objetivo ou surgir desafios.  Outro ponto é que estabelecer objetivos simplesmente não é suficiente. É preciso manter esses objetivos até que eles sejam cumpridos.

7- Crie uma Lista de Tarefas Diárias

Criar uma lista de tarefas é uma maneira fácil de gerir adequadamente seu tempo.  Na verdade, é uma das coisas mais fáceis e eficazes que você pode fazer para gerir melhor seu tempo.

Assim, escreva o que você precisa fazer ao longo do dia.  Não deixe de listar suas tarefas em ordem de importância.

Tais tipos de listas são uma excelente maneira de começar o dia. Você pode criar sua lista antes de ir para o trabalho ou para a escola.

Seguindo este princípio da gestão do tempo você vai melhorar sua produtividade ao longo do dia. Realizando assim mais tarefas e poupando energia.

8 – Use ferramentas de gestão do tempo

É fácil ficar sobrecarregado com o número de tarefas em nossa lista de a fazeres. Outra verdade é que administrar o tempo é difícil para muitas pessoas.

Dessa forma, se você é esse tipo de pessoa, você vai gostar muito do uso de ferramentas de gestão do tempo. Tais ferramentas são para lhe ensinar como gerir melhor o tempo e aumentam muito sua organização e produtividade.

Existem vários aplicativos que o ajudarão a gestão do tempo e carga de trabalho. Uma das minhas ferramentas favoritas para isso é o Evernote. Com ele, você pode criar projetos e atribuir prazos para eles, definir lembretes para não os esquecer e até mesmo usar o aplicativo como um painel de controle onde você pode verificar seu progresso.

9 – Aprenda a dizer não

Honestamente, há momentos em que você talvez não possa recusar um projeto no trabalho ou uma tarefa em casa. Mas tente não aceitar mais do que você consegue realizar.

Dizer não pode ser difícil, especialmente quando aceitamos tarefas demais e comprometemos nossa programação.

Felizmente, há várias maneiras educadas de dizer não que podem ser usadas. Uma maneira para recusar um pedido com tato, é dizendo algo como “eu adoraria fazer isto, mas não vou conseguir pois minha agenda está cheia”. Outra maneira é ser honesto e dizer “não obrigado, não estou interessado”.

Saber dizer não é fundamental para aprender a gerir seu tempo. Pessoas que dizem sim para tudo não conseguem realizar a gestão do tempo e acabam produzindo pouco ou nada.

10 – Seja organizado

A organização é a chave para poder gerir o tempo adequadamente.  Se você não for organizado, é provável que você perca muito tempo com coisas triviais.

Você tem dificuldade para se manter organizado? A realidade é que maioria das pessoas tem.

Por exemplo, no local de trabalho, você pode perder muito tempo procurando por documentos perdidos. O mesmo se aplica em casa. Isto significa que você pode passar horas todos os dias à procura de sua camisa favorita ou tipo de roupa.

Coisas assim são grandes inimigos da gestão do tempo eficiente e devem ser evitadas. Portanto, para gerir o tempo é preciso organizar os itens em casa e no local de trabalho.

Pensamentos Finais

Estes foram Princípios mais eficientes da gestão do tempo. É claro que há outras dicas uteis como considerar a contratação de ajuda profissional. Por exemplo, se você estiver sobrecarregado em casa, talvez queira contratar um profissional de limpeza.

Além disso, há empresas especializadas em ensinar aos outros como administrar seu tempo e permanecer organizados.

Neste artigo, discutimos sobre a gestão do tempo diferentes ângulos e princípios. Agora você tem uma melhor compreensão sobre a importância da gestão do tempo e como melhorá-la.

Portanto, administrar bem nosso tempo e seguir estes princípios não é uma tarefa fácil, mas você pode alcançar isso!