É muito comum ouvir pessoas dizendo: -Não consigo em concentrar no trabalho, não consigo me concentrar nos estudos. E quanto a você? Quer melhorar sua concentração nos estudos ou no trabalho? Todos nós queremos, não é mesmo?
As sugestões deste texto são um conjunto de atividades para melhorar a atenção e concentração. Além disso, elas o ajudarão a aumentar o seu foco ajudando-o a fazer mais e a manter-se no caminho. A seguir 12 Atividades para melhorar a atenção e concentração.
1 – Meditar
A meditação torna você mais calmo, mais concentrado e menos propenso a depressão. Além de que, meditar não é uma atividade difícil. Basta ajustar o timer de seu telefone por cinco minutos, sentar-se de costas para a parede, fechar os olhos e esvaziar sua mente.
Há uma série de aplicativos de meditação disponíveis que podem te auxiliar. Por exemplo os aplicativos Calm, Headspace, Lojong e etc. Os aplicativos contam com recursos gratuitos que são excelentes para iniciantes.
2 – Faça atividades físicas
Todos nós já ouvimos isso um milhão de vezes: atividade física torna você mais feliz, mais calmo e ajuda aumentar a concentração e foco.
Isso é verdade, e não é preciso fazer exercícios intensos ou por um longo período para ter resultados! Por exemplo, uma caminhada de dez minutos pelo parque, dar algumas voltas pelo seu bairro mesmo aproveitando a luz do sol. Ou até mesmo dançar ou cantar podem te ajudar a aprender a se concentrar.
3 – Faça anotações a mão
Essa é uma dica importante e que até mesmo eu duvidei. Fazer anotações a mão na escola ou no trabalho pode aumentar muito sua atenção. Assim o melhor a se fazer é deixar de anotar coisas no laptop ou celular e fazer anotações a mão.
Uma pesquisa realizada na Noruega pela professora Audrey van der Meer, mostra que escrever a mão estimula mais o cérebro a aprender. A escrita manual demanda mais esforço e concentração do cérebro, favorecendo o processo de aprendizagem.
Outro fator a se levar em consideração é que os laptops podem permitir distrações fáceis, tais como mídias sociais, e-mails, serviços de streaming.
4 – Defina intervalos para suas atividades e pausas
Você já ouviu falar do método Pomodoro? Esse é um método muito importante que vai mudar sua vida. O método consiste em definir um intervalo para 25 minutos e depois nesse período você realiza apenas uma atividade.
Quando esse tempo acabar, você pode realizar uma de 5 minutos para fazer o que quiser. Então depois você reinicia o cronometro e continua sua tarefa. Dessa forma, você realiza apenas uma tarefa até que você a conclua.
O método Pomodoro é uma atividade importante para melhorar a atenção e concentração.
5 – Faça 2 vezes mais
A nossa capacidade de concentração é como um músculo: quanto mais usamos, mais forte ela se torna. Portanto, sempre que você conseguir realizar uma tarefa se esforce para fazer mais.
Se você realizou uma tarefa na próxima você se esforce em fazer o dobro e atinja um novo patamar. E quando atingir esse novo patamar tente novamente fazer duas vezes mais.
Por exemplo, se você quer aumentar sua concentração para ler livros. Comece devagar leia uma página, quando a atingir isso tente ler duas vezes mais e assim por diante.
É claro que você vai chegar num limite. Não se preocupe e se mantenha nesse patamar. Isso vai te mais produtivo e vai aumentar sua concentração e foco.
6 – Pense em coisas positivas
Se você não consegue se concentrar porque sua mente está preocupada com uma apresentação de trabalho ou escola. Ou talvez esteja pensando em algo que alguém te disse. Faça uma pausa e pense em algo positivo.
Dê uma olhada para as paisagens ao seu redor. Olhe para o céu, observe as nuvens. Olhe para os pássaros. Fale com um amigo ou envie uma mensagem para ele. Embora sejam coisas simples que parecem triviais elas ajudam a nos ajudam a ter mais concentração.
Outra atividade que pode te ajudar a melhorar a concentração e foco são as visualizações da PNL (Programação Neurolinguística).
Tente descrever numa folha de papel, por exemplo, tudo que está te incomodando e como lidar com esse problema. Então depois visualize esse problema indo embora numa estrada longa, na qual ele vai de pouco em pouco ficando pequeno. Até que uma hora ele desaparece.
7 – Fique Offline
Passar menos tempo na TV, celular ou computador é fundamental para aumentar a concentração. Assim, estabeleça um horário e desligue o computador e guarde o celular.
Depois faça algo que não dependa de computador ou celular, fique offline por assim dizer. Leia um livro, ou faça alguma manutenção de melhoria na sua casa.
8 – Tire tempo para comer
Já viu como as crianças ficam irritadas quando estão com fome? Na verdade, não apenas as crianças como também os adultos.
Ficar com fome é uma das grandes causas da falta de concentração. Dificilmente a pessoa que está com fome consegue manter a concentração. Então, estabeleça um horário e coma algo saudável como frutas, amendoim, nozes e etc.
9 – Faça perguntas
É verdade que é difícil se concentrar numa reunião de trabalho ou alguma aula sobre um assunto complexo.
Inclusive uma pesquisa recente da Bain & Company mostrou que reuniões improdutivas roubam até ¼ do tempo dos funcionários. Assim é preciso tornar as reuniões e as aulas produtivas, só assim é possível manter a concentração.
O renomado escritor de Bestseller, Jon Accuf, aconselha a permanecer atento, planejar e fazer pelo menos uma pergunta inteligente. Dessa forma, você aumenta a sua concentração além de contribuir para a conversa, aula ou reunião e pode aprender algo novo.
10 – Escute música
A organização britânica Mindlab realizou um estudo que concluiu que alguns tipos de música estimulam a concentração e o aprendizado.
Na verdade, muitos outros estudos comprovam que muitas músicas eruditas são capazes de aumentar a concentração e o foco.
Quando ouvimos sinfonias curtas, estimulam partes do cérebro associadas a concentração. Embora a música sem si seja benéfica, os breves intervalos onde há silencio entre os as notas musicais que mais estimulam a atividade cerebral.
11 – Beba chá
Enquanto o café te deixa acordado, o chá pode ajudá-lo a se concentrar. O chá preto tem alguns aminoácidos que podem estimular diretamente partes do cérebro que controlam a concentração.
Um estudo recente realizado pela Universidade de Singapura comparou pessoas que bebem chá com as que não bebem. O estudo conclui que os bebedores de chá foram capazes de se concentrar e realizar tarefas melhor do que aqueles que não beberam chá.
12 – Beba muita água
A desidratação não é apenas prejudicial para seu corpo; também é ruim para sua concentração. Um estudo recente publicado no European Journal of Nutrition revelou uma diferença moderado na capacidade de concentração entre dois grupos, os hidratados e os que não bebiam água.
Portanto, antes de entrar numa situação em que você precisa se concentrar, certifique-se de ter água suficiente com você.
Essas atividades ajudam a aumentar a concentração e o foco, mas não se limite apenas a isso. Você pode aprender mais sobre desenvolvimento pessoal no nosso blog. Não deixe de conferir as dicas uteis para tirar a preguiça do corpo.
Daniel Fonseca é o criador de conselhonet.com.br, ele é um blogger apaixonado por escrever sobre desenvolvimento pessoal e têm ajudado milhares de pessoas através de seus textos a alcançarem seus sonhos e seguirem suas paixões. Você pode conhecer mais sobre ele e obter uma cópia gratuita do ebook “O Guia essencial do desenvolvimento pessoal” neste website.