O que é Motivação Pessoal + 12 Passos para se Motivar

A Motivação Pessoal é algo poderoso mas complexo. Algumas vezes é fácil se sentir motivado mesmo quando passando pelos piores problemas. Mas outras vezes, é difícil se sentir motivado nos levando a procrastinar.  Neste guia contém excelentes definições do que é Motivação Pessoal e como se manter motivado a longo prazo mesmo nas piores situações.

Esta página cobre os assuntos fundamentais que você precisa saber sobre Motivação Pessoal para que você possa alcançar o sucesso que procura. Mas lembre-se a Motivação Pessoal é um dos passos do Desenvolvimento Pessoal. Neste site você encontra diversos artigos que o ajudarão a aprender mais sobre desenvolvimento pessoal

Nesta página cobrimos os seguintes assuntos:

> O que é Motivação Pessoal?
> 12 passos para se Motivar

O que é Motivação Pessoal? 

Segundo pesquisadores motivação é a disposição geral para fazer algo. O conjunto das forças psicológicas que o estimula a agir. Por exemplo, o que faz você sair da cama logo pela manhã se arrumar e vestir para o trabalho? A resposta é motivação. 

A Motivação Pessoal é o que nos mantém vivos, apesar de todos os estresses diários, dores e sofrimentos. A Motivação Pessoal nos induz a querermos melhorar nossas vidas, fazendo todo o possível para isso.

Quando pensamos nas crianças não é diferente. Por exemplo, quando você estava no ensino fundamental. O que fez você ir à escola todos os dias, além de seus pais?

Uma das razões foi a motivação de encontrar seus amigos e socializar com eles. Uma outra é que, você sabia que precisava de uma boa educação para enfrentar os desafios da vida. Além disso, os elogios de seus pais e professores mantinham você estudando e passando nas provas.

O tipo de Motivação Pessoal varia de pessoa para pessoa e depende do que você quer na vida. Essa Motivação Pessoal é uma das razões para as pessoas aprenderem diferentes profissões. Existem pessoas que sua Motivação Pessoal a leva a criar novas tecnologias, medicamentos ou melhorarem o mundo de algum outra forma. 

Mesmo quando não trabalhamos em algo que gostaríamos ainda assim somos motivados a trabalhar pela remuneração ao fim do mês.

A Motivação Pessoal nos ajuda a nos desenvolver pessoalmente melhorando nossas vidas em todos os campos. É importante lembrar que a motivação verdadeira vem de dentro. Isto é, não depende de outras pessoas ou situações, e sim, depende exclusivamente de nós.

12 Passos para se Motivar

De modo geral, não existe a receita perfeita na qual se você seguir alcançará a Motivação Pessoal. A Motivação Pessoal é um processo contínuo e variável. Ou seja, cada pessoa atinge a Motivação Pessoal de diferentes formas mas isso não significa que quem atingiu a Motivação Pessoal será sempre motivado. Afinal de contas, precisamos se motivar e continuar motivados ao longo dos anos.

Nessa lista abaixo você aprenderá dicas úteis sobre Motivação Pessoal e de como se sentir motivado. Pessoas que seguiram essas dicas afirmam que se sentiram mais motivadas pessoalmente. 


#1 – Estabeleça metas

Para desenvolver Motivação Pessoal é fundamental você estabelecer metas. Quando você define uma meta, você passa a agir de uma maneira que o ajudará a alcançar seus objetivos. As metas fornecem uma direção para você se concentrar e elas precisam ser mensuráveis e ter um tempo para iniciar e finalizar.

Além disso, precisamos escolher meta que nos interessam. Quando trabalhamos em algo que gostamos é muito mais fácil sentir Motivação Pessoal. Trabalhar em direção a algo que realmente gostamos, em vez do que as outras pessoas querem nos ajuda a sentir motivados.

#2 – Imagine as recompensas do seu esforço

A imaginação possui um grande poder. Mesmo antes de alcançar um objetivo quando imaginamos os resultados, nos sentimos motivados a concluir a tarefa. Imaginar as recompensas pode ajudar na nossa Motivação Pessoal mas devemos ter cuidado. 

Muitos ao verem propagandas sobre planos de enriquecimento rápido, por exemplo, acabam imaginando os resultados teóricos desses planos e ao se envolverem nesses planos têm prejuízos.

#3 – Crie um sistema de recompensas

Quando há recompensas nos sentimos mais motivados para realizar uma tarefa até o final. Como você se sentiria se tivesse participado de um concurso que não há prêmios para os vencedores? Com certeza, não se sentiria motivado a vencer tal concurso.

Os mesmo princípios se aplicam a nossa vida pessoal. Quando atingimos um objetivo precisamos nos recompensar por tal feito. Para cada objetivo atingido podemos definir uma recompensa proporcional ao que alcançamos. Por exemplo, ao atingirmos um objetivo pequeno poderíamos nos premiar indo no nosso restaurante favorito.

#4 – Procure as amizades certas

Para se sentir motivado e ter sucesso é necessário estar próximo de pessoas que irão apoiá-lo e incentivá-lo independente das circunstâncias. Por tanto, é fundamental estarmos com pessoas que pensem como nós e tenham as mesmas metas e objetivos.

#5 – Cuide da sua saúde

O nosso patrimônio mais importante é o nosso corpo. Então precisamos cuidar muito bem dele para isso é preciso que você pratique exercícios regularmente. Descansar o suficiente também é essencial. É verdade que ter força de vontade para continuar, apesar de todas as dificuldades, é extremamente importante, mas você ainda deve conhecer seus limites.

Além disso, é preciso comer alimentos que nutrem nosso corpo e beber bastante água.  Quando estamos muito ocupados, é comum fazer as refeições mais rápidas e fáceis, que nem sempre são as melhores escolha para nossos corpos.

Quando não cuidamos bem na nossa saúde geralmente não alcançamos nossos objetivos e ainda ficamos doentes.

#6 – Explique seus planos

Falar para outros sobre o que você planeja pode ajudar na sua Motivação Pessoal. Geralmente quando falamos para outros sobre nossos planos nos sentimos mais motivados para alcançá-los.
E ainda por cima, dependendo da pessoa que nos escutar pode nos ajudar com conselhos ou dicas de como atingirmos nossos objetivos.

#7 – Imagine os resultados negativos caso você não faça nada

Assim como imaginar os resultados positivos pode ser de ajuda. Quando imaginamos os resultados negativos por não agir nos sentimos motivados. Por exemplo, se você imaginar uma cena de seus filhos sentados na cadeia por uso de drogas – isso pode motivá-lo a ter aquela conversa que está evitando.

 #8 – Desenvolva um verdadeiro interesse

Quando temos um verdadeiro interesse é muito mais fácil nos sentir motivados. Se você não tiver nenhum interesse no que você faz talvez seja melhor você fazer algo que você gosta. Por exemplo, se você não tem interesse no seu trabalho talvez seja melhor encontrar outro emprego.

Mas se é apenas uma tarefa que não gostamos de fazer devemos relacionar em nossa mente tal tarefa com o objetivo maior. Por exemplo, talvez você não goste de dirigir mas quando lembra daquela bela praia você se sente motivado a dirigir até este objetivo.

#9 – Cuide do seu psicológico

É impossível se sentir deprimido e motivado. É importante resolver alguns sentimentos negativos e você terá mais motivação. Outra passo importante é fazer suas tarefas importantes quando você estiver de melhor humor.

#10 – Faça um intervalo

O estresse prolongado pode nos desgastar e minar qualquer entusiasmo que tenhamos. Se estiver estressado, simplesmente, tire um tempo para você.Esvazie sua mente de todo estresse e preocupação. 

Desligue equipamentos eletrônicos e se concentre em si mesmo. Respire fundo e lentamente e deixe todos os seus músculos relaxarem. Sente-se em silêncio e recarregue as baterias. Isso requer prática, mas não desista!

#11 – Busque inspiração

Leia algo motivacional e inspirador. Você pode ler livros sobre motivação de autores confiáveis ou ler frases motivacionais de grandes pensadores. Não se limite apenas a isso, veja algumas belas fotos da natureza ou leia algo engraçado.

Nós apenas temos que procurar coisas que elevem nossos espíritos e nossos humores. Faça questão de rir, ser feliz e alegre todos os dias.  Pense em algumas lembranças engraçadas ou tocantes.

Concentrar-se em nada além de trabalho e nossas tarefas diárias na vida pode nos deixar bastante sem inspiração e como consequência nos sentimos sem Motivação Pessoal.

#12 – Pequenos passos

Muitas vezes a parte mais difícil de uma tarefa é começá-la. Uma tarefa ou projeto no início parecem ser tão monstruosas que podem nos assustar. Quando pensamos em todo tempo e energia que teremos que gastar nos sentimos desmotivados.

A melhor forma de superar isso e se sentir motivado é por começar e dar pequenos passos. Podemos definir um tempo de apenas 15 minutos e trabalhar com base nele.

Se após 15 minutos de trabalho você quiser parar então não hesite em parar. Mas na maioria das vezes, quando começarmos a trabalhar em algo, não queremos parar. Qualquer tarefa grande parece administrável quando a dividimos em etapas menores.

Gostou do que leu? Não deixe de ler também os melhores livros de desenvolvimento pessoal.