Como desenvolver resiliência emocional

Você já falhou em algo ou passou por uma hora ruim? Cometeu um erro e sofreu um contratempo? Então este artigo servirá perfeitamente para você!

Qual o significado de resiliência? O significado da resiliência é a habilidade de se recuperar ou facilmente se adaptar à adversidade ou mudanças. Quando falamos sobre resiliência emocional isto se traduz como a habilidade de se adaptar emocionalmente as dificuldades e desafios.

Mas alguém pode aprender a se tornar resiliente emocionalmente? Você pode fazer isso, mas você tem que começar por baixo.

Falhar é normal

Se eu não tivesse falhado, não poderia ter continuado. Se você quer se exceder em sua profissão, e na vida em geral, você precisa desenvolver habilidades para enfrentar situações difíceis. Para fortalecer nossas habilidades, aprender está nos ajudando, mais geralmente, experiência.

Desenvolver confiança

Você tem que estar confiante que apenas adotando uma mentalidade confiável você vai construir sua resiliência emocional. O jeito que percebe suas habilidades é mais importante que suas habilidades reais.

De acordo com o psicólogo Carol Dweck, louvá-lo por ser inteligente ou dizer aos seus filhos ou colegas que eles são inteligentes encorajá-lo a desenvolver uma mentalidade fixada. Nossas crenças sobre nossas habilidades são estáticas, e isso faz piadas ruins em termos de autoestima.

Quando não passa em um teste, você se sente derrotado porque acredita que não é inteligente ou apropriadamente preparado.

Por outro lado, louvar esforço e trabalho duro cultiva uma mentalidade de crescimento, dando-nos a convicção de que a inteligência pode ser desenvolvida/como estudamos).
Se for esportes, pais, negócios ou qualquer outra coisa, sua habilidade de se levantar depois de ser baleado depende da sua mentalidade. Quando você entende que você pode fortalecer suas habilidades através do esforço, você vai fazer melhor no trabalho, escola e vida.

Encontre rotas alternativas para alcançar seus objetivos

Quando sofrer um contratempo, não jogue a esponja. Invente um plano diferente para chegar aonde você quer ir.

Uma pesquisa interessante de Feldman e Dreher descobriu que quando as pessoas definiram um objetivo, viram três passos para alcançá-lo, eles imaginaram 3 obstáculos que poderiam impedir a estrada, e então desenvolver três estratégias para superá-los.

Ao fazê-lo, eles conseguiram resolver com sucesso os problemas de suas vidas e alcançar seus objetivos.

Procure apoio

Precisamos de encorajamento positivo da nossa comunidade de pessoas. Cerquem-se de amigos e conhecidos que podem mantê-lo nos trilhos com seus objetivos. Encontre um parceiro responsável e cheque uma vez por semana.

Por mais importante que seja cercar-se de pessoas que te apoiam, também é essencial se distanciar de pessoas altamente tóxicas. Fique longe das lamentações, dos que se lamentam por tudo e que demolem todos. No final das contas, aqueles sempre mijados. Eu os chamo de vampiros emocionais.

Elimine maus hábitos

Para proteger-se de pessoas que tentam diminuir ou manipular você, aprender a discriminar entre informações úteis que se chegam a você e críticas ou fofocas. O menor ato de bondade pode fazer uma diferença positiva.
Por essa razão, um conselho para desenvolver resiliência emocional é ser gentil: nos faz sentir mais pacíficos, o que ajuda a permanecer ancorado em situações difíceis.

O medo é uma emoção

Quando algo te assusta, nosso sistema nervoso nos prepara para a luta. Sabia que as mesmas reações fisiológicas acontecem quando você está animado?
Da próxima vez que sentir medo, tente reinterpretar esta resposta como emoção e usar esta energia nervosa para dominar o que quer que esteja tentando fazer, seja lá o que for fazer um discurso, vá a uma entrevista de emprego, ou ganhe uma corrida.
O fato de que seu crítico interior bagunça sua mente pode significar que você está à beira de uma nova oportunidade para crescer. Aproveite a adrenalina e lançamento.

Conclusão

Todos vivemos uma derrota em algum momento; é parte do ser humano. Mas temos uma escolha de como queremos reagir às dificuldades. Podemos aprender com nossos erros, graças à resiliência emocional.