20 Dicas para Superar os Conflitos entre Pais e Filhos na Adolescência

Você já tentou falar com seu adolescente sobre assuntos complexos? Ou apenas tentou conversar sobre algo relacionado ao bem-estar, objetivos, desejos dele? Muitos adolescentes nessa idade evitam tais tipos de conversa e são mais reservados.

Se você quer dar apoio aos seus filhos adolescentes, mas não sabe como conversar com eles, este artigo será muito bom. Reunimos as melhores maneiras de ajudar seu filho a se tornar mais aberto além das melhores dicas para ter um dialogo entre pais e filhos na adolescência e superar os conflitos dessa fase.

Como superar os conflitos e se dar bem com seu filho adolescente?

Essa é a pergunta de ouro que muitos pais se fazem. A adolescência é um desafio para os pais, mas não devemos esquecer que é também para o filhos. Portanto, é preciso saber lidar bem com esses conflitos que naturalmente surgem para que esse período não seja tão critico. Abaixo listo as 20 dicas mais uteis para te ajudar a superar qualquer conflito com seu filho e se tornar um amigo para ele.

1. Faça perguntas diretas

 Em vez de tentar ter um dialogo entre pais e filhos com assuntos triviais, tente direcionar a conversa na direção certa e faça fazer perguntas diretas ao seu filho. Assim faça perguntas como, “Como está seu melhor amigo?”, “Qual é a sua música favorita?” etc. Dessa forma não a margem para interpretação e ele irá se expressar melhor.

2. Fale abertamente sobre você mesmo

Conte ao seu filho uma história de sua infância que o torna vulnerável e mostra que você não é perfeito. Muitos pais não admitem seus erros, então o adolescente tem a impressão de que os adultos sempre sabem de tudo.

Mas sinceramente, ninguém é perfeito e todos nós estamos longes de sermos assim.

3. Convide ele para preparar uma refeição

Convide seu filho adolescente para cozinhar uma refeição juntos. Não se esqueça de também perguntar o que ele gostaria de comer. O adolescente se sentirá importante e conectada a você pois vocês compartilham algo em comum.  Nesse momento será muito mais fácil para ter uma conversa aberta com seu filho.

4. Não intérprete mal seus sentimentos

Imagem por Pixabay

Os adolescentes são como um vulcão em erupção quando o assunto é sentimentos. Assim sentir raiva, ressentimento ou tristeza é absolutamente normal.

É importante respeitar esses sentimentos deles. E claro que você pode dar conselhos e dizer que vai ficar tudo bem. Mas é preciso ter cuidado pois o adolescente pode pensar que não está sendo ouvido e começará a se fechar.

5. Não critique ele

Não critique seu filho adolescente se ele diz ou faz algo inapropriado. Se ele está chateado ou irritado, basta dizer algo como: “Querido, se acalma, e então depois falaremos com você sobre o assunto. Eu estou aqui e sempre vou te apoiar. “

Lembre-se é preciso ver as coisas pelo lado positivo. Para aprender a desenvolver essa mentalidade, veja a lista dos melhores livros de positividade para ler em 2021.

6. Crie um diário compartilhado

Crie um diário compartilhado onde você deve  anotar todas as suas perguntas e seu filho adolescente deve preencher as respostas. Esta é uma ótima forma de comunicação quando o adolescente tem vergonha de falar sobre seus problemas em voz alta.

7. Tenha interesse pelo seus hobbies

Tenha interesse por seus hobbies
Imagem por pixabay

Participe das atividades favoritas do seu filho adolescente. Isso ajudará a formar um vínculo forte e será mais fácil para ter uma conversa. Quando os filhos virem seu interesse, será mais fácil para eles se abrirem com você. Ele naturalmente vai querer passar tempo com você.

8. Considere eles um exemplo

Quando você deixa a porta aberta para o seu filho adolescente apontar seus erros ou você pede ajuda deles, isso fará com que eles vejam você como uma pessoa real e não apenas como um pai.

Por exemplo, deixe seu filho ajudá-lo a escolher uma roupa, ou peça-lhes para mostrar como usar um novo aplicativo. Eles vão se sentir valorizados e te verão cada vez como um amigo, além de pai.

9. Fique quieto ao dirigir

Viajar de carro com um adolescente pode ser uma das poucas maneiras de sair de casa junto com ele. E embora você possa pensar que este é o momento perfeito para conversar, na verdade, o silêncio é muito melhor. Tal viagem pode ser boa para pensar na vida, o que ajudará o adolescente a mergulhar em seus pensamentos, e ele mesmo pode começar uma conversa.

10. Fale de seus sentimentos para ele

Fale sobre seus sentimentos para o seu filho. O seu filho pode se abrir ao ver isso ao responder sobre seus sentimentos. No entanto, você não deve ir a fundo; adolescentes ainda precisam entender que você é um pai.

11. Faça perguntas diferentes

Não faça as mesmas perguntas ao seu filho adolescente e espere respostas diferentes. Então esqueça aquelas frases padronizadas como “como foi o seu dia”, “como está na escola”, e assim por diante. Para que seu filho se abra, você precisa fazer perguntas mais profundas e interessantes. Por exemplo, pergunte o porquê ele está se divertindo ou o que fez ele ficar chateado, etc.

12. Evite perguntar “Por quê”

Evite perguntar o por que

Em vez de perguntar “por quê?”, peça para que ele fale sobre seus sentimentos. Quando nós usamos “por que” parece que estamos realizando um julgamento e faz com que ele só pense em se defender.

13. Pratiquem esportes juntos

Pratiquem esportes juntos
imagem por pixabay

Mesmo que seja andar no bairro ou correr no seu quintal, convide seu filho adolescente para fazer isso junto com você. Isso vai ajudar seu filho a ver que você tem um ponto em comum. Quando as crianças estão envolvidas em esportes, geralmente elas se sentem mais abertas e amigáveis.

14. Pergunte o que seu filho precisa

Às vezes é fácil descobrir como os adolescente se sentem, basta perguntar! Pergunte ao seu filho adolescente o que ele precisa. Há situações em que eles só precisam chorar no seu ombro ou ficar um momento sozinho. Isso é completamente normal, então deixe seu filho em paz em momentos como este. Crie o ambiente ideal para ele e deixe ele solto por um tempo.

15. Peça ajuda dele

pedir ajuda para os filhos
imagem por pixabay

Os adolescentes adoram se sentir úteis. Peça a eles para ajudá-lo com alguma coisa. Quando as crianças estão envolvidas em uma atividade e estão sendo observadas, geralmente elas se sentem mais abertas e com vontade de conversar.

16. Pergunte sobre o que os amigos dele estão falando

Os adolescentes nem sempre quererem falar sobre o que está acontecendo com eles. Assim, pergunte sobre o que os amigos deles estão comentando ou fazendo. Então você terá uma ideia de como seu filho se sente.

17. Fique calmo

Se você quer que seu filho adolescente se abra com você, permaneça neutro. Não importa o que ele diz ou como. Se reagirmos com calma e perguntarmos novamente, quando algo não está claro, os filhos adolescentes se comportarão de forma diferente. Se você começar a surtar, o adolescente entrará no modo defensivo, o que vai interferir na comunicação.

18. Não seja o professor

É claro que você quer passar sua sabedoria para as crianças, mas tente evitar sermões constantes. Desse modo, seu filho adolescente vai confiar mais em você e a comunicação vai melhorar.

19. Seja persistente

Mesmo que o adolescente não esteja te dizendo nada, não perca a esperança. Suas conversas diárias mostram que você se importa com ele, provavelmente com o tempo, ele começará a confiar em você e dizer coisas mais pessoais.

20. Reconheça que cada um tem suas próprias experiências

Cada um tem suas experiências
imagem por pixabay

É verdade que você já foi adolescente, mas isso não significa que você entenda tudo o que seu filho está passando. A maioria de nós não experimentou o que a geração atual está enfrentando. Então deixe seu filho sentir o que está sentindo, deixe ele ter o momento dele.

A adolescência é um período incrivelmente difícil para os pais e filhos. Mas seguindo essas dicas simples você notará um considerável avanço no seu relacionamento com seu filho. Assim, coloque-se no lugar do seu filho, deixe que eles se expressem.

Então o seu filho começará a confiar em você e gradualmente falar sobre os temas mais íntimos. Com o tempo, você conseguirá superar todos os conflitos e saberá melhor como lidar com qualquer conflito futuro!