Ícone do site ConselhoNet

Como parar de pensar demais? 3 motivos para pensar menos e agir!

Como parar de pensar tanto

O que impede as pessoas de obter os resultados que querem? Bem um dos grandes vilões que impedem as pessoas de obterem resultados que desejam é pensar demais. O que mais surpreende é que é um bloqueio muito comum e auto imposto.

Mas, algo que descobri com o tempo é que uma das melhores formas para fazer as coisas que queremos é simplesmente parar de pensar e começar a fazer.

É uma verdade que este desafio atrai muitas pessoas para livros e sites sobre autoajuda. Ainda assim por pensarem demais acabam por não alcançar o que eles querem, mesmo depois de terem aprendido um monte de conselhos úteis.

Imagine uma pessoa que depois de ler 5 livros sobre desenvolvimento pessoal para, planeja e pensa um pouco mais. O resultado é só a sobrecarga de informações e se perder nos próprios pensamentos.

Se você é uma pessoa assim, um super pensador, então aprender informações de desenvolvimento pessoal acaba-se tornado apenas outra maneira de procrastinar. Então como parar de pensar tanto?

Como parar de pensar tanto

Imagem por Unsplash

Algumas dicas simples que me ajudaram a parar de pensar tanto e a fazer mais:

Esteja ciente do problema.

O mais importante é estar ciente de que você tende a pensar demais e continuar ciente disso no seu dia a dia. Você pode, por exemplo, usar notas postites dizendo o que você precisa fazer no dia.

Quando você está ciente do que você pensa demais, torna mais fácil para você perceber quando você está pensando demais, parar de fazer isso, e fazer algo mais útil. Com o tempo, se torna mais fácil sair do ciclo de pensamentos.

Estabelecer prazos para decisões

Em vez de pensar em algo por dias, diga a si mesmo que você tem – por exemplo – um prazo de 30 minutos para pensar sobre o assunto. Então depois disso tome uma decisão.

Concentre-se no presente

Concentre-se no que está na sua frente em vez de pensar no passado. Um jogador de futebol, por exemplo, não pensa muito enquanto joga. Ele confia em subconsciente. Seu corpo após anos de prática sabe o que fazer automaticamente.

Isso vale para muitas coisas do dia a dia. Você não tem que pensar muito sobre tudo. Você pode apenas se concentrar no presente e deixar as ações surgirem naturalmente.

Imagem por Unsplash

Isso pode parecer um pouco estranho, mas se você focar apenas no presente, você vai descobrir que os resultados são muito melhores do que se você ficar pensando em milhares de possibilidades.

Como um jogador de futebol, você sabe qual é a coisa certa a fazer e como fazê-lo bem a partir de anos de experiência e prática. Você só precisa deixar de lado todos esses pensamentos e ter confiança em suas capacidades.

Mas não estou dizendo que pensar é algo ruim. O grande problema é que pensar demais também não vai te ajudar em nada. Na realidade pensar demais só te atrapalha. Abaixo listo 3 motivos para você evitar pensar demais:

3 motivos para você não pensar demais

1. Pensar não substitui a ação

 Às vezes podemos ser induzidos a pensar que quando pensamos de alguma forma isso substitui a ação. Podemos até mesmo pensar que se pensarmos o suficiente poderemos encontrar alguma saída fácil ou obter o que queremos sem ter que fazer algo.

Na realidade sem agir, você provavelmente não terá o que quer. O pensamento geralmente nos deixa na nossa zona de conforto e raramente é tão assustador quanto se aventurar no desconhecido e agir.

Então pensar demais pode se tornar um lugar onde você se esconde de agir e passa a racionalizar todas as situações possíveis de como o pensamento vai te ajudar.  Mesmo que você saiba no fundo que o que você realmente quer e precisa é agir.

2. Torna difícil as coisas o dia a dia

As coisas do dia a dia são difíceis? Sim, elas são. Mas pode ser que você está tornando-as ainda mais difíceis.

Ao pensar demais nas coisas, você as torna cada vez mais complicadas em sua mente. Você pode transformar algo bastante simples em um grande desafio complexo. E assim o seu problema vai de algo que você poderia fazer com algum esforço para uma batalha onde você avança com dificuldade.

Um problema comum é que quando o que você está fazendo algo que é difícil e complicado, passamos a ver como algo importante. E passamos também a nos sentir importantes.

Tal coisa pode se tornar uma identidade onde você luta e continua seguindo em frente. Essa pode ser uma forma de se sentir como uma pessoa incompreendida que enfrenta tanta coisa.

No entanto, você também pode querer considerar não tornar as coisas tão difíceis para si mesmo. Você não precisa ser a pessoa que luta contra o mundo. Você pode simplesmente aceitar o que você é e o que precisa fazer. E que outras pessoas escolhem fazer outras coisas.

Pensamentos de que estamos lutando contra o mundo podem tornar difícil abandonar a noção que as coisas que queremos fazer podem não ser tão complicadas quanto imaginamos. E descobri com o tempo que quanto mais tranquilo estou mais fácil é realizar as coisas que pretendo

Você pode, até certo ponto, controlar o quão difícil algo será. Grande parte de sua luta está na sua cabeça. Tente esquecer a noção de como algo é muito difícil e deixa ver o que acontece.

3. Seu desempenho será ruim

Se você pensar demais, você pode complicar demais as coisas. E assim você fica nervoso e começa a duvidar de si mesmo o tempo todo. Também se torna mais difícil se concentrar em fazer algo quando se tem o hábito de pensar muito. Muitas vezes, você pode imaginar infinitas possibilidades em sua mente, ao invés de se concentrar apenas no que você está fazendo agora.

Tudo isso pode prejudicar seu desempenho e produzir resultados piores do que poderiam ter sido.

Sair da versão mobile